Nomeação

Papa nomeia brasileiro para Comissão para Proteção de Menores

Grupo presidido pelo cardeal Seán O’Malley promoverá iniciativas para a proteção de crianças e adultos vulneráveis a crimes de abuso sexual

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Brasileiro Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos é cofundador da Fazenda da Esperança e agora membro da comissão / Foto: Wesley Almeida

Neste sábado, 17, Papa Francisco nomeou nove novos membros para a Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores (PCTM), atualmente presidida pelo cardeal americano Seán O’Malley. Entre os membros nomeados pelo Pontífice está o brasileiro e confundador da Fazenda da Esperança, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos.

A comissão conta com 16 membros, oito homens e oito mulheres, todos especialistas internacionais para a proteção de menores e adultos vulneráveis ao crime do abuso sexual. De acordo com Francisco, a escolha de novos membros e a permanência de outros, se deu sob a perspectiva de uma maior representatividade de pessoas de vários países. O Santo Padre afirmou entender que esta variedade de nacionalidades oferecerá maior sabedoria e experiência à comissão.

Segundo cardeal O’Malley, as nomeações feitas pelo Papa são frutos de muita consideração e oração. “Os recém-nomeados comissários adicionarão uma perspectiva global sobre a proteção de crianças e adultos vulneráveis. O Santo Padre assegurou a continuidade do trabalho de nossa comissão, que é ajudar as igrejas locais em todo o mundo em seus esforços para proteger todas as crianças, jovens e adultos vulneráveis e feridos”, afirmou.

Cultura de proteção

A tarefa específica da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores é promover iniciativas práticas para proteger crianças e adultos vulneráveis aos crimes de abuso sexual, além de conscientizar a necessidade das igrejas particulares se responsabilizarem pela proteção de todas as crianças, jovens e adultos vulneráveis.

 Nos últimos quatro anos, a PCTM trabalhou com quase 200 dioceses e comunidades religiosas em todo o mundo para conscientizar e educar as pessoas sobre a necessidade de proteger casas, paróquias, escolas, hospitais e outras instituições.

Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores

Presidente: 
Cardeal  Seán O’Malley

Membros:
Benyam Dawit Mezmur (Etiópia);
Arina Gonsalves, RJM (Índia);
Neville Owen (Austrália);
Sinalelea Fe’ao (Tonga);
Myriam Wijlens (Países Baixos);
Ernesto Caffo (Itália);
Jane Bertelsen, FMDM (Reino Unido);
Teresa Kettelkamp (EUA);
Nelson Giovanelli Rosendo Dos Santos (Brasil);
Gabriel Dy-Liacco (Filipinas);
Monsenhor Luis Manuel Alí Herrera (Colômbia);
Padre Hans Zollner, SJ (Alemanha);
Hanna Suchocka (Polônia);
Kayula Lesa, RSC (Zâmbia);
Hermenegild Makoro, CPS (África do Sul);
Monsenhor Robert Oliver (EUA)

Informações sobre os membros atuais, fundadores do PCTM e o trabalho da Comissão, estão disponíveis em italiano, espanhol e inglês, no site: www.protectionofminors.va

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo