Mais de 46,5 milhões de eleitores estão aptos ao voto para decidir se os britânicos permanecem, ou não, na União Europeia
Ansa
Abriram, pontualmente, às 7h (hora local) desta quinta-feira, 23, as urnas para que 46,5 milhões de britânicos decidam se querem ou não permanecer na União Europeia. A votação segue até às 22h (hora local) e os eleitores precisarão responder a seguinte pergunta: “O Reino Unido deve permanecer como um membro da União Europeia ou deve sair da União Europeia?”. Há duas opções de resposta: Permanecer (“Remain”) ou Sair (“Leave”).
Leia também
.: Reino Unido: Igreja apela ao voto informado e baseado no bem-comum
As pesquisas de institutos de opinião mostram uma acirrada disputa entre os dois lados e, no momento, é difícil fazer qualquer previsão de resultado. Até mesmo o clima fechado e de fortes chuvas poderá ter impacto sobre a decisão final, segundo os jornais britânicos. Áreas a leste da capital e do Essex estão alagadas e mais de 300 intervenções já foram realizadas pelos bombeiros.
Segundo levantamento divulgado na noite de ontem, 22, pelo YouGov, o “Remain” tem 51% dos votos contra 49% do “Leave”. O instituto Comres, no entanto, aponta uma vantagem de 54% a 46% para a permanência. A última pesquisa, divulgada na manhã de hoje, pelo Ipsos Mori mostra que 52% dos britânicos votarão por ficar no bloco e que outros 48% querem deixar a UE.
Os dois principais líderes de cada uma das campanhas já votaram: o primeiro-ministro David Cameron, que quer que o país permaneça no bloco, votou logo no início da manhã ao lado de sua esposa, Samantha. Já o ex-prefeito de Londre, Boris Johnson, que defende a saída, também já foi às urnas.
Por parte do bloco econômico, a porta-voz da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, informou que o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, está em contato “com os líderes do bloco” constantemente, entre eles, o premier italiano Matteo Renzi e a chanceler alemã Angela Merkel. Já com o presidente francês, François Hollande, a conversa será por telefone após o resultado.
Economia
Com a votação em andamento, as Bolsas de Valores europeias operam com cautela e apresentam resultados estáveis. Porém, a libra esterlina atingiu o valor mais alto perante o dólar nesta quinta, chegando a valer 1,4886 por dólar.