Crise

Bispos europeus cobram solução para questão dos refugiados

Bispos da Comissão Episcopal Europeia cobram solução para questão dos refugiados

Da redação, com Agência Ecclesia

A Comissão dos Bispos da União Europeia (COMECE) apelou a uma “solução comum” para a atual “crise dos refugiados” no continente, com mudanças na política comunitária de imigração e asilo.

Leia também:
.: Famílias refugiadas no Iraque enviam dois presentes ao Papa
.: Salesianos se mobilizam para atender apelo do Papa em prol dos refugiados 

“O problema dos refugiados é um desafio comum que precisa, consequentemente, de uma solução europeia comum”, destaca o Comitê Permanente da COMECE, em nota divulgada nesta quinta-feira, 10.

Segundo estes responsáveis, o chegada de refugiados à Europa coloca “enormes desafios” que podem ser superados se houver uma “responsabilidade comum” e trabalho de conjunto para a sua solução.

“O fato de certos países procurarem demitir-se totalmente da sua responsabilidade é inaceitável. A União Europeia não está fundada na solidariedade dos europeus entre eles?”, questionam os bispos da UE.

A COMECE sustenta que impedir a entrada de refugiados na Europa, com “arame farpado e muros” não é uma solução. “Para os cristãos, é um dever ir em auxílio dos refugiados, qualquer que seja a sua origem ou a sua religião”.

Os bispos consideram “chocante” que se assista a “assédio e hostilidade” em relação aos refugiados. Para eles, a questão de uma solução comum para a crise dos refugiados é também uma questão que toca diretamente os valores e o futuro da Europa.

O Parlamento Europeu apoiou nesta quinta-feira, 10, as novas medidas apresentadas na quarta-feira pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que preveem distribuição pelos Estados-membros de mais 120 mil refugiados atualmente na Itália, Grécia e Hungria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo