Cerca de 100 bispos nomeados nos últimos dois anos irão a Roma para participar do Seminário de Estudos promovido pela Congregação para os Bispos. Os trabalhos serão realizados entre os dias 15 e 23 deste mês. O evento segue uma tradição inaugurada em 1994 pelo Dicastério Missionário.
O objetivo é oferecer um período de oração, reflexão e aprofundamento da vida e do ministério episcopal. Durante o encontro, os bispos participam de várias palestras apresentadas por personalidades renomadas do cenário eclesial. No encerramento do seminário, os bispos terão uma audiência com o Papa Bento XVI.
Dom Antônio Rossi Keller, recém nomeado Bispo de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, disse em entrevista à Rádio Vaticano, que a intenção desse seminário "é ajudar os novos bispos a terem uma noção exata do exercício do ministério episcopal.
Dom Rossi destacou também, a importância dos novos bispos estarem em Roma e terem contato com o Túmulo de São Pedro e São Paulo, "e claro, o ponto forte do evento, será o encontro que eles terão com o Santo Padre", afirmou.