EUA

Bispos norte-americanos culpam leis sobre armas por tiroteios em massa

Conferência dos bispos nos EUA responsabiliza as leis a favor das armas como a raiz da violência no tiroteio que tirou a vida de 29 pessoas

Da redação, com Vatican News

Familiares e amigos prestam homenagens às vítimas do tiroteio no Texas / Fonte: Reprodução Reuters

“Algo permanece fundamentalmente mau em nossa sociedade em que as pessoas se reúnem para participar de atividades do dia a dia que podem, sem aviso prévio,  se tornar cenas de violência e desprezo pela vida humana.”

Os bispos estadunidenses publicaram um comunicado nesta semana, após o tiroteio que tirou a vida de 29 pessoas no estado do Texas, seguido por outro, em Ohio.

No Texas, o atirador abriu fogo com um rifle contra consumidores em um shopping, tirando a vida de 20 pessoas e deixando outras duas dúzias feridas. As autoridades tratam o caso como terrorismo doméstico e crime de ódio.

O atirador, que se entregou à polícia, chegou a publicar um manifesto afirmando que seus atos se deram por conta da “invasão hispânica no Texas”.

Apenas treze horas depois, em Dayton, no estado de Ohio, outro homem matou 9 pessoas e feriu outras 27 também com um rifle. A polícia matou este atirador logo em seguida.

Terrível verdade

Em um comunicado à parte, publicado logo após o tiroteio de Ohio, o cardeal Daniel DiNardo e o bispo Dom Frank Dewane disseram que os dois crimes revelam “uma terrível verdade”.

“Nunca mais poderemos acreditar que esses tiroteios em massa são exceções isoladas”, disseram os bispos na nota. “Eles são uma epidemia contra a vida, que devemos, na justiça, encarar”, acrescentaram.

Expressando suas condolências às famílias das vítimas, os bispos norte-americanos pediram uma ação preventiva: que seja estabelecida “pela fé e sacrifícios pela cura”, bem como pressão para que hajam mudanças nas leis sobre as armas.

Encontrando as raízes dos problemas

“Encorajamos os bispos católicos a rezar e levantar suas vozes para mudanças necessárias à nossa política e cultura nacional”, disseram os religiosos no comunicado divulgado.

A Conferência dos bispos “há muito defende leis de armas responsáveis e investe em recursos para lidar com as causas da violência”.

“As coisas devem mudar”, finalizaram os bispos norte-americanos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo