Peregrinação nesta semana integra ciclo de orações realizadas desde julho para que a violência no país chegue ao fim
Da Redação, com Rádio Vaticano
Os bispos da Nigéria reúnem-se, nesta semana, no centro cristão nacional de Abuja, para participar de uma peregrinação de oração pela paz, colocada à prova no país em virtude da violência do Boko Haram. A peregrinação acontece na noite de quinta-feira, 13.
O evento será o momento culminante da iniciativa de oração anunciada em junho desse ano pelo presidente da Conferência Episcopal do país, Dom Ignatius Kaigama. Os fiéis nigerianos são convidados a rezar, de julho a dezembro, em família, com a recitação do rosário, no sábado à noite; e na paróquia, com o rosário e a adoração eucarística no último sábado do mês. Enfim, eles participam da peregrinação nacional no próximo dia 13.
Os bispos sugeriram que cada mês tivesse uma intenção de oração. Em julho, foi a libertação de todas as pessoas sequestradas na Nigéria; em agosto, por aqueles que sofrem as consequências da violência; em setembro, pelos agentes das forças de segurança que perderam a vida ou ficaram feridos para defender o país; em outubro, pela unidade, a paz e o bom governo; em novembro, pela erradicação da corrupção e a promoção da justiça. Encerrando o ano, dezembro será o mês para rezar pela promoção dos valores da família e a proteção da vida humana.
A programação da vigília de Abuja prevê uma procissão luminosa, a oração do rosário, a Santa Missa, leituras bíblicas, adoração eucarística e outros atos de devoção.