Na Flórida, EUA

Bispos discutem os desafios pastorais da América

A 40ª reunião dos bispos católicos da América acontece este ano na Flórida, EUA

Da redação, com Rádio Vaticano

Começou nesta segunda-feira, 22, em Tampa, no estado da Flórida (EUA) a 40ª reunião dos bispos católicos da América. O encontro é informal e desde 1967 reúne anual ou bianualmente as presidências das Conferências Episcopais dos Estados Unidos, do Canadá e da América Latina e Caribe (Celam).

No encontro, que este ano tem a participação de vinte bispos, serão analisados os progressos e os desafios pastorais do continente. O tema no centro do debate, que prossegue até dia 25, é “Cristo, rosto da Misericórdia à luz da Encíclica do Papa Francisco Laudato si e do Documento de Aparecida de 2007”.

Migrações, evangelização e família

Conhecidas precedentemente como ‘Reuniões interamericanas de bispos’, estes encontros assumiram a atual denominação em 1999, em vista da publicação da Exortação Apostólica pós-sinodal “Ecclesia in America” de São João Paulo II, para ressaltar a unidade da Igreja do hemisfério ocidental.

O primeiro encontro desta nova série se realizou em Vancouver, no Canadá, durante o Grande Jubileu de 2000 com o tema do cancelamento da dívida dos países mais pobres. Ao longo dos anos seguintes, os episcopados da América discutiram sobre imigração (Clearwater, Flórida – 2001), globalização da economia (Salvador da Bahia, Brasil – 2002), globalização das culturas locais (Quebec City, Canadá – 2003), família (San Antonio, Texas – 2004), meios de comunicação social (Bogotá, Colômbia – 2005), leigos (Toronto, Canadá  – 2006), nova evangelização e secularização da sociedade (Huntington, EUA – 2008), Ano sacerdotal e ajudas humanitárias em Haiti (Montreal, Canadá – 2010), comunhão e a comunicação (Baltimore, EUA – 2011) e, enfim, missão e evangelização (Tampa, EUA – 2014).  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo