25º Curso Anual dos Bispos

Curso reúne bispos para refletir sobre a família, no Rio

O Curso dos Bispos traz como tema central a “Família”, em consonância com as duas últimas assembleias sinodais

Da redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira, 26, o primeiro ciclo de palestras do 25º Curso Anual dos Bispos do Brasil. A edição de 2016, realizada no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, traz como tema central a “Família”, em consonância com as duas últimas assembleias sinodais, extraordinária e ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre a realidade familiar.

A manhã começou com Missa presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, em Santa Catarina, Dom Wilson Tadeu Jönck, e logo em seguida, o primeiro conferencista, o ex-presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, proferiu a palestra: “O Matrimônio e a Família na Sacramentalidade da Igreja: Desafios e Perspectivas”, escrita pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Marc Ouellet, que não pôde comparecer em função de um chamado feito pelo Papa Francisco.

Ainda durante a manhã, os aproximadamente cem bispos participantes deste 25º curso tiveram a oportunidade de também ouvir o professor de teologia pastoral do matrimônio e da família, do Pontifício Instituto João Paulo II, da Universidade Lateranense, de Roma, monsenhor Juan José Pérez Soba, que presidiu a segunda conferência trazendo para a reflexão o seguinte tema: “A Família no Projeto de Deus”.

Em seu artigo intitulado “Os Bispos e as Famílias”, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, ressaltou que ao refletir sobre a Família e toda a sua problemática, os bispos do Brasil manifestam claramente o compromisso de edificá-las, tendo-as como “o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras”.

“Os bispos que vêm ao Rio de Janeiro, aqui vêm para estudo, oração e vivência de união fraterna. Vamos viver como irmãos. Por isso, refletir nestes dias sobre a Família e toda a sua problemática é manifestar claramente nosso compromisso com a edificação de uma família constituída pelo amor esponsal do marido com a mulher, abertos para a constituição de uma bonita família, sem medo de ter filhos, destemidamente educados na fé católica, o maior tesouro que podemos deixar como herança para as gerações futuras. Cuidemos, sobretudo, da família da qual pertencemos. A grande família, que é a Igreja, precisa viver e testemunhar em gestos concretos a misericórdia e a compaixão”, concluiu.

A abertura oficial do Curso de Bispos aconteceu nesta segunda-feira, 25. O evento segue até dia 29, no Centro de Estudos e Formação do Sumaré, no Rio Comprido.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo