Transição episcopal

Papa nomeia novo bispo para Diocese de Lins

Francisco aceitou a renúncia de Dom Danelon por limite de idade e nomeou Dom Francisco Carlos da Silva para seu lugar

Da redação, com Boletim da Santa Sé

dom_francisco_carlos_da_silva

Dom Francisco Carlos da Silva é o novo bispo de Lins (SP)

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Lins (SP), apresentada por Dom Irineu Danelon, S.D.B., em conformidade ao cân. 401 § 1 do Código de Direito Canônico, por limite de idade.

Como sucessor, o Santo Padre nomeou Dom Francisco Carlos da Silva, transferindo-o da Diocese de Ituiutaba (MG). Com a nomeação, Dom Francisco torna-se o oitavo bispo a frente da Diocese.

Sobre o novo bispo

Dom Francisco nasceu em 30 de setembro de 1955 em Tabatinga, na Diocese de São Carlos (SP). Ele completou seus estudos de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (SP).

Foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1982 e incardinado na Diocese de São Carlos, onde ocupou as seguintes funções: Vigário paroquial em Itápolis; Administrador paroquial e, em seguida, Pároco em Itaju; Pároco da Paróquia São Sebastião em Borborema; responsável da pastoral da juventude; coordenador de Pastoral na Região Pastoral IV; membro do Conselho Presbiterial e do Conselho de consultores; Cônego Catedrático e presidente do Capítulo Diocesano; administrador diocesano; Diretor do Arquivo diocesano e, ainda, membro da Comissão de Cultura da diocese.

Foi nomeado bispo de Ituiutaba (MG) em 19 de setembro de 2007 e recebeu a ordenação episcopal dois meses depois, no dia 22 de novembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo