O Papa Bento XVI manifestou nesta quarta-feira, 28, a sua alegria perante a notícia da eleição do metropolita Kirill como novo Patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as Rússias.
Em sua mensagem de felicitações, o Papa assegura a sua "proximidade espiritual" a Kirill e reafirma "o compromisso da Igreja Católica na colaboração com a Igreja Ortodoxa russa para um testemunho cada vez mais claro da verdade da mensagem cristã e dos valores que podem acompanhar o mundo de hoje ao longo do caminho da paz, da justiça e do cuidado amoroso pelos marginalizados".
"Peço ao Senhor que vos conceda a abundância da sabedoria para discernir a sua vontade, perseverar no serviço amoroso às pessoas que estão confiadas ao vosso ministério patriarcal e sustentar a vossa fidelidade ao Evangelho e às grandes tradições da ortodoxia russa", escreve Bento XVI.
"Possa o omnipotente abençoar os vossos esforços para manter a comunhão entre as Igrejas ortodoxas e procurar a plenitude da comunhão que é o objetivo da colaboração e do diálogo católico-ortodoxo", acrescentou.
Kirill já se encontrou com Bento XVI logo após a eleição pontifícia, em 2005, e posteriormente em Maio de 2006 e Dezembro de 2007, no âmbito das suas funções como responsável pelas relações exteriores do Patriarcado de Moscovo. A sua eleição abre boas perspectivas em relação a uma viagem do Papa à Rússia, o que constituiria um momento inédito na história das duas Igrejas.
Leia mais
.: Vaticano se alegra com eleição de Kirill
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com