A três dias do início dos Jogos Olímpicos, autoridades japonesas se preocupam com o aumento no número de casos de covid no país
Da redação, com Reuters
Os atletas chegaram à vila dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nesta terça-feira, 20, enquanto autoridades sanitárias mantêm um olhar atento sobre os casos de infecções por Covi-19 entre os participantes.
Um especialista em saúde disse que a chamada bolha para controlar infecções na vila, em que 11 mil atletas deveriam ficar, já está “quebrada” e representa risco e pode espalhar infecções à população em geral.
Vários casos positivos relacionados às Olimpíadas foram registrados desde que atletas e oficiais começaram a se reunir em seus próprios países para os jogos ou após chegar ao Japão.
Houve 58 casos positivos entre atletas, funcionários ou oficiais ligados às Olimpíadas registrados no Japão este mês.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse na semana passada que os protocolos de teste e quarentena deixariam risco zero de os participantes dos jogos infectarem os japoneses.
Os novos casos de Covid-19 em Tóquio chegaram a 1.410 no sábado, 17, número máximo em quase seis meses, enquanto os jogos devem começar em apenas três dias.
Especialistas em saúde pública alertaram que fatores sazonais, aumento da mobilidade e a disseminação da variante Delta podem levar a um aumento de 2 mil casos por dia em Tóquio no próximo mês, níveis que podem levar o sistema médico da cidade ao colapso.