Ajuda humanitária

Atingidos por rompimento de represa em Laos recebem auxílio

De acordo com mídia local, mais de 3 mil pessoas pedem socorro e outras 2 mil já foram salvas

Da redação, com Reuters

Auxílio chega para populações afetadas pelo rompimento de represa em Laos / Foto: Reprodução Reuters

Funcionários oficiais do governo de Laos começaram a enviar ajuda às áreas afetadas pela enchente causada pelo rompimento de uma represa numa hidrelétrica, o que já deixou 19 pessoas mortas, de acordo com informações da mídia local nesta quarta-feira, 25.

Segundo o periódico The Vientiane Times, o governador do distrito, Bounhom Phommasane, informou que 19 pessoas foram encontradas mortas, mais de 3 mil fizeram pedidos de ajuda para serem resgatadas e outras 2.851 vítimas foram salvas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) reportou que cinco pessoas foram mortas e outras 34 estão desaparecidas. A ONU informou ainda que 1.494 pessoas evacuaram a área e 11.177 pessoas em 357 aldeias foram afetadas pelo desastre. Por fim, a ONU informou ainda que 20 casas foram destruídas e mais de 223 casas e 14 pontes foram danificadas pela enchente.

Centenas de outras vítimas se encontram desaparecidas depois que a represa rompeu e água invadiu os vilarejos. Equipes de resgate dão continuidade às buscas por sobreviventes, segundo fontes oficiais do governo.

Pelo menos sete vilarejos foram submergidos pela água. Fotos dos órgãos de comunicação estatais mostraram uma casa totalmente engolida pelas águas e pelo barro. A região afetada é distante e pode dificultar as operações de socorro, afirmam os especialistas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo