Alagados

Cheia no rio Sena, uma das piores da história, coloca França em alerta

Autoridades preveem que nível do rio pode subir em até seis metros

Da redação, com Ansa

Os rios Sena, Marne e outros canais que cortam a França colocaram as autoridades em estado de alerta em Paris. De acordo com periódicos franceses, esta inundação pode ser a terceira maior da história do país ― o Serviço de Informações sobre Risco de Inundações de Rios da França (Vigicrues, na sigla em francês) prevê que o nível do rio Sena nesta quarta-feira, 24, possa chegar a seis metros.

Foi emitido um “alerta laranja”, classificação que calcula que os níveis dos rios possam chegar a inundar diversas regiões de Paris, como Châlons-en-Champagne, Lyon e Besançon.

A Zouave, monumento que é considerado ponto de referência às inundações, localizada na Ponte de L’Alma ― que cruza o rio ― fui inundada até os joelhos. Cinco estações da RER, o metrô regional, foram fechadas. Trata-se da ala RER C, uma das principais vias da cidade ― que tem seu trajeto em volta do rio Senna ― e passa por alguns pontos turísticos da cidade, como a Torre Eiffel.

Além disso, a polícia local proibiu o trânsito no túnel de Tuileries, entre as pontes de Garigliano e Bir-Hakeim. A catedral de Notre-Dame também está em alerta, e, caso necessário, o local será evacuado.

A Câmara Municipal de Paris disse estar em estado de vigilância com relação à situação.

Em junho de 2016, a inundação do rio atingiu seu nível mais alto, elevando em 6,10 metros. Naquele ano, em meio a situação, o Museu do Louvre transferiu algumas obras de arte para outros locais e o Museu de Orsay ficou fechado.

As outras duas grandes enchentes que acometeram a França se deram em 1910 e em 2016.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo