Internacional

Ataque no Iraque: foguetes atingem base que abriga soldados americanos

Este foi o segundo ataque no Iraque com foguetes deste ano

Da redação, com Agências

Pelo menos 10 foguetes atingiram, nesta quarta-feira, 3, a base aérea de Ain al-Asad no Iraque. A base hospeda os soldados dos Estados Unidos, a coalizão e as forças iraquianas.

O ataque foi o segundo com foguete no Iraque neste ano, e acontece dois dias antes da data marcada para a visita do Papa Francisco ao país.

O coronel Wayne Marotto, porta-voz americano da coalizão internacional no Iraque, afirmou que as forças de segurança iraquianas iniciaram uma investigação.

Leia também
.: AIS afirma que visita do Papa ao Iraque é um “sinal de esperança”
.: Cardeal Sako comenta expectativa da visita do Papa ao Iraque

Ataque em fevereiro

Em 16 de fevereiro, um ataque de foguete contra as forças lideradas pelos EUA no norte do Iraque matou um empreiteiro civil e feriu um militar dos EUA.

Visita do Papa

O ataque é o mais recente de vários que foram cometidos nas últimas semanas, e mostra a dificuldade logística de organizar a visita do Papa, que começa nesta sexta-feira, 5, e vai até segunda, 8.

Francisco será o primeiro Papa, na história, a visitar o Iraque, um país muçulmano de maioria xiita. No país, menos de 1% da população é cristã.

O Papa Emérito Bento XVI, em entrevista recente ao jornal italiano Corriere della Sera, comentou sobre a viagem do Papa Francisco ao Iraque:

“Creio que seja uma viagem muito importante. Infelizmente, estamos em um momento muito difícil, que torna a viagem perigosa: por razões de segurança e por causa da covid-19, e também pela situação instável do Iraque. Acompanharei Francisco com minha oração.”

Leia mais
.: Vaticano divulga programação da viagem do Papa ao Iraque
.: Anunciado encontro do Papa com Aiatolá Ali al Sistani no Iraque
.: Viagem do Papa ao Iraque é histórica, diz bispo que coordena a visita

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo