Crime de guerra

Ataque à Líbia deixa 44 mortos e mais de 100 feridos

Um ataque aéreo a um centro de imigrantes no centro da Líbia pode ser considerado um ‘crime de guerra’, disse enviado da ONU

Da redação, com Reuters

Local destruído após o ataque aéreo ao centro de imigrantes, na Líbia / Foto: Reprodução Reuters

Pelo menos 44 pessoas foram mortas e outras 130 ficaram feridas em um ataque aéreo contra um centro de imigrantes em Trípoli, no Líbano. Uma missão da ONU foi enviada ao local a fim de averiguar os estragos e ajudar as vítimas.

“Claramente este é um crime de guerra”, disse Ghassan Salame, enviado da ONU ao país. Este já é considerado o maior ataque aéreo desde que as forças do leste, leais a Khalifa Haftar lançaram uma ofensiva, três meses atrás, com tropas terrestres e aéreas e atacaram o local, base da Líbia e reconhecida internacionalmente.

A Líbia é um ponto de fuga para muitos imigrantes que vêm da África fugindo da pobreza e da guerra e tentam chegar à Itália de barco, mas muitos são pegos e levados de volta pela guarda costeira libanesa, com apoio da União Europeia.

Milhares deles ficam presos em centros de detenção do governo, nos quais grupos de direitos humanos e ONU afirmam serem organizados sob condições inumanas.

Todo este conflito no país, que produz gás e óleo, vem desde 2011, com a queda de Muammar Gaddafi, apoiada pela Otan.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo