Violência na Inglaterra

Arcebispo inglês pede oração e apoio para restaurar valores

O Arcebispo de Birmingham, na Inglaterra, Dom Bernard Longley, mostrou-se “chocado e profundamente triste” com a “destruição” registada durante as últimas noites nesta cidade inglesa, cerca de 220 km a noroeste de Londres.

Em comunicado publicado nesta quarta-feira, 10, pela página na internet da Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales, Dom Bernard Longley pede à comunidade católica que reze, “em especial pelos que perderam as suas habitações ou propriedades”.

“Rezamos também pelo fortalecimento de valores familiares e por orientação, para uma mudança de coração dos que estão envolvidos” na onda de violência, acrescenta.

Os tumultos começaram no último sábado, 6, em Tottenham, norte de Londres, em protesto contra a morte de um residente numa operação policial, e alastraram-se a outras partes da capital e cidades inglesas.

O arcebispo local apela ao compromisso dos católicos em favor dos “pobres e necessitados”, dando como exemplo o beato John Henry Newman, falecido a 11 de agosto de 1890, e apelando à sua intercessão “pelo povo de Birmingham e todos os cidadãos”.

Comentando os recentes acontecimentos na Inglaterra, o bispo emérito de Setúbal disse que estes atos não podem ser lidos apenas num quadro de dificuldades económicas e são também reflexo de uma crise de valores.

“Vamos imaginar que é fomentado pela crise económica e justificado por muitos pela crise económica, pela falta de emprego, mas eu creio que não devemos ser assim tão simplistas. Eu creio que em todos estes acontecimentos há muito de vandalismo, de criminalidade, tudo isto é uma manifestação de crise de valores”, referiu D. Manuel Martins à Renascença.

Os motins dos últimos dias incluíram incêndios de carros e edifícios, vandalismo e pilhagem de lojas e confrontos com a polícia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo