Plano da Casa Branca

Bispos dos EUA mostram satisfação com plano antipoluição

Dom Thomas Wenski destaca que o plano é um passo adiante para proteger as pessoas da poluição e dos efeitos da mudança climática

Da Redação, com Rádio Vaticano

O presidente do comitê para a justiça e o desenvolvimento humano da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Thomas Wenski, comentou o plano para reduzir poluição apresentado nesta segunda-feira, 3, pela Casa Branca. Os bispos do país mostram satisfação com o projeto.

“Um importante passo adiante para proteger a saúde das pessoas, especialmente das crianças, idosos, pobres e comunidades vulneráveis, da poluição e dos efeitos das mudanças climáticas”, comentou Dom Wenski.

O ponto central do projeto é atingir, até 2030, uma redução de 32%, com relação a 2005, das emissões de gás carbônico das centrais elétricas, fonte de um terço da poluição do monóxido nos EUA. “Os bispos apreciam esta importante decisão para mitigar a mudança climática e proteger a saúde pública, porque é um modo significativo para assumirmos as nossas responsabilidades no cuidado da criação de Deus”.

Em junho, Dom Wenski já havia pedido, em uma carta ao Congresso norte-americano, que não se dificultasse os novos padrões de emissões de gás carbônico, fazendo alusão à encíclica Laudato sì, do Papa Francisco. No recente documento, o Papa convida todos a cuidar da Criação e da casa comum, para o bem das gerações presentes e futuras.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo