Terremoto de magnitude 6.8 foi sentido ainda no Nepal, Butão e Índia; centro de averiguação estadunidense, porém, apontou tremor na magnitude de 7.1
Da redação, com Reuters
Um terremoto de magnitude 6.8 abalou a regiãi norte do Himalaia, próximo às cidades mais sagradas do Tibete nesta terça-feira, 7, disseram autoridades chinesas, matando pelo menos 95 pessoas e sacudindo prédios nos vizinhos Nepal, Butão e Índia.
O vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros do Tibete mostrou equipes de emergência procurando sobreviventes, escavando escombros e destroços de casas fortemente danificadas no que foi dado como cidade de Shigatse, a segunda maior cidade da região. Outro vídeo mostrou equipes de resgate movendo uma vítima em uma maca dos escombros de um prédio danificado.
O terremoto ocorreu às 9h05 (horário local), com seu epicentro em Tingri, condado rural conhecido como a porta de entrada na região norte do Monte Everest, a uma profundidade de 10 km, de acordo com o China Earthquake Networks Centre. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, poré,m estimou a magnitude do terremoto em 7.1.
Sabe-se que pelo menos 95 pessoas morreram e 130 ficaram feridas no lado tibetano, segundo a televisão estatal da China seis horas depois dos tremores. Não houve relatos de mortes em outros lugares.
A agência de notícias Reuters conseguiu confirmar parcialmente a localização a partir de edifícios próximos, traçado de estradas, montanhas ao fundo e postes de serviços públicos que correspondiam às imagens de satélite. A data foi verificada pelo carimbo de hora na filmagem.