Comunicar esperança

Anunciado tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017

Data do ano que vem será um convite a contar as histórias do mundo segundo a lógica da “boa notícia”, comunicando esperança

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Esse foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017. A informação foi divulgada pelo Vaticano nesta quinta-feira, 29. 

Em comunicado também emitido hoje, a Secretaria para a Comunicação do Vaticano explica que esse tema é um convite a comunicar a confiança e a esperança na história, contando as histórias do mundo a partir da lógica da “boa notícia”.

“Nós cristãos temos uma ‘boa notícia’ para contar, porque contemplamos confiantes o horizonte do Reino. O tema do próximo Dia Mundia das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e das mulheres segundo a lógica da ‘boa notícia’ que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendamos a comunicar confiança e esperança pela história”. 

O órgão vaticano recorda ainda que anestesiar a consciência ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças que pode conduzir o atual sistema comunicativo. Anestesiar a consciência no sentido de que muitos profissionais e meios de comunicação estão distantes dos lugares de pobreza, o que pode levá-los a ignorar a complexidade desses dramas. 

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos. Mas é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: “Não tenhas medo, que eu estou contigo”. 

Em 2016, essa data foi celebrada em 8 de maio, no domingo que precede a Festa de Pentecostes. O tema foi “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”. Confira a mensagem do Papa para a ocasião. 

Sobre a data

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963). Ele é celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes.

Para a ocasião, o Santo Padre sempre escreve uma mensagem, tradicionalmente publicada na Festa de São Francisco de Sales (24 de janeiro), patrono dos jornalistas. 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo