Escolha do Papa

“Falar com o coração” é o tema do Dia das Comunicações 2023

Tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia das Comunicações no ano que vem foi divulgado hoje

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Em 2023, Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado no dia 18 de maio / Foto: Imagem de Elad por Pixabay

“Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate (Ef 4,15) [Verdade na caridade]” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2023. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, pela sala de imprensa da Santa Sé.

Uma nota publicada pela Santa Sé explica que o tema está ligado ao de 2022 – “Escutar com o ouvido do coração”. A proposta é se inserir no caminho que conduzirá toda a Igreja ao Sínodo de outubro de 2023.

“Falar com o coração significa ‘dar a razão da esperança que está em nós’ (1 Pd 3, 14-17) e fazê-lo com mansidão, utilizando o dom da comunicação como uma ponte, não como um muro”, refere a nota.

Em meio a polarizações e debates exasperados, o convite é ir contra a corrente, ressalta a Santa Sé, sem medo de afirmar a verdade que encontra o seu fundamento no Evangelho. Mas não se deve separar este anúncio de um estilo de misericórdia, de participação sincera nas alegrias e sofrimentos do homem do tempo atual.

“Hoje, no dramático contexto do conflito global que estamos vivendo, é mais necessário do que nunca afirmar uma comunicação não hostil. Uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favoreça um ‘desarmamento integral’, que trabalhe para desmantelar a ‘psicose bélica’”.

Tal esforço, finaliza a nota, é pedido a todos, mas em especial aos agentes da comunicação, que são chamados a exercer a própria profissão como uma missão para construir um futuro mais justo, mais fraterno e mais humano.

Sobre o Dia das Comunicações

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado anualmente na Solenidade da Ascensão, que em 2023 será em 18 de maio.

A data foi criada em 1966, sendo estabelecida no número 18 do Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II. No dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo