Pesquisa em Mercado Financeiro

Americanos recebem prêmio Nobel de Economia

O Prêmio Nobel de Economia foi atribuído nesta segunda-feira, 14, a três norte-americanos, Lars Peter Hansen, Eugene Fama e Robert Shiller. Os economistas foram premiados por trabalhos sobre mercados financeiros.

Segundo o Comitê da premiação do Nobel, na Suécia, os americanos inovaram com uma “pesquisa que aprimorou as projeções de preços de ativos a longo prazo e ajudou o surgimento de fundos de índices em bolsas de valores”.  

Os premiados deste ano confirmam a liderança dos norte-americanos no Nobel de Economia. Nos últimos dez anos, 19 dos 21 premiados foram dos Estados Unidos.

Na última sexta-feira, 11, o Comitê anunciou o Nobel da Paz, concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) pelo trabalho na eliminação dessas armas. A Opaq é sediada em Haia, na Holanda, e foi criada em 1977.

A história do prêmio teve início com a morte de seu fundador Alfred Nobel, em 1896. Ele deixou parte de sua herança para premiar àqueles que se destacassem em boas ações à sociedade. A primeira cerimônia do Nobel aconteceu em 1901, na Suécia.

Leia mais
.: Nobel da Paz é da Organização para a Proibição de Armas Químicas
.: Prêmio Nobel da Paz tem recorde de participação

.: Canadense Alice Munro vence Nobel de Literatura
.: Nobel de Química sai para austríaco, britânico e israelense

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo