Ájuda humanitária

AIS assiste famílias sírias refugiadas na Armênia

40 famílias sírias refugiadas na Armênia recebem assistência da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre

Rádio Vaticano

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) revela que 40 famílias sírias refugiadas na Armênia consideradas “vulneráveis e carentes” receberam “ajuda direta” que permite “acesso gratuito” a produtos alimentares e outros bens de consumo.

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, a AIS contextualiza que esta ajuda decorreu numa campanha desenvolvida nas festividades do Natal e do Ano Novo e insere-se no projeto ‘Melhorar a Subsistência dos Refugiados Sírios na Armênia’, implementado localmente pela Armenian Round Table Fundation (ARTF).

“Exemplo da boa cooperação entre a Igreja Apostólica Armênia e os católicos deste país”, observa a fundação que explica que o acesso gratuito aos alimentos e bens pelas famílias faz-se através de cartões pré-pagos.

Os cartões, cada um com o valor aproximado de 50 euros, realizaram-se com a colaboração da Diocese Patriarcal de Araratyan, da Igreja Apostólica Armênia, e a Organização não-governamental (ONG) “Aleppo”.

Esta Ong apoia refugiados sírios, nomeadamente mulheres que frequentam regularmente sessões psicossociais “após os traumas vividos por causa da guerra civil”.

Segundo o bispo Navasard Kchoyan e o representante da ARTF para além de famílias recém-chegadas outras vivem na Armênia há “dois ou três anos” e, aparentemente, “nada mudou em suas vidas”.

O prelado revela que estas famílias sírias vivem, majoritariamente, em apartamentos alugados e “não conseguem fazer face às despesas comuns”, como: “Renda; alimentação; cuidados médicos e outros serviços sociais.”

Há ainda outros projetos em andamento para ajudar as famílias refugiadas na Armênia, como por exemplo o plano de formação profissional para cerca de 40 jovens e mulheres, ou o “acompanhamento contínuo” de um sacerdote e um psicólogo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo