window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Afeganistão

Afegãos comparecem às eleições apesar da violência

Milhões de afegãos participaram nesta quinta-feira da eleição presidencial, apesar das ameaças de violência e de ataques esporádicos em todo o país.

Dois militantes do Taliban foram mortos num tiroteio na capital, e foguetes atingiram várias cidades, principalmente no sul e leste do Afeganistão. A ONU disse, no entanto, que há sinais encorajadores de comparecimento elevado em várias áreas.

"A vasta maioria das seções eleitorais conseguiu abrir e receber material de votação", disse Aleem Siddique, porta-voz da missão da ONU em Cabul. "Estamos vendo filas formando-se nas seções eleitorais do norte, também na capital e, encorajadoramente no leste."

O presidente Hamid Karzai votou sob rígida segurança num colégio perto do palácio presidencial. Ele disse a jornalistas que seria "do interesse da nação" que o pleito se resolvesse no primeiro turno.

Mas as pesquisas sugerem uma boa votação do ex-chanceler Abdullah Abdullah, o que levaria à realização de um segundo turno em outubro. Os resultados preliminares devem levar pelo menos duas semanas.

A eleição também serve de teste para o presidente Barack Obama, que enviou cerca de 30 mil soldados adicionais ao Afeganistão como parte de sua estratégia para conter o Taliban.

O enviado especial de Obama à região, Richard Holbrooke, visitou seções eleitorais em Cabul e disse que a votação vista por ele foi "aberta e honesta." "Até agora, todas as previsões de um desastre se provaram erradas", afirmou o diplomata.

Leia mais
.: ONU pede liberdade para mídia durante as eleições

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo