Nesta sexta-feira, 19

58 refugiados são resgatados na ilha grega de Chios

Segundo a Guarda Nacional Republicana, as pessoas resgatadas não estão feridas e foram entregues às autoridades locais

Da redação, com Agência Ecclesia

Cinquenta e oito migrantes e refugiados, entre os quais 11 mulheres e oito crianças, foram resgatados, nesta sexta-feira, 19, no largo da ilha grega de Chios, com o apoio de militares da Unidade de Controlo Costeiro, da Guarda Nacional Republicana.

Em comunicado, a Guarda relata que as pessoas eram transportadas em duas embarcações frágeis e procuravam atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Chios, na Grécia, com o objetivo de alcançar território europeu.

“As pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues às autoridades locais em segurança”, relata a mesma fonte.

Desde o início de abril, 32 militares da GNR integram a missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).

“O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar”, explica aquela força de segurança portuguesa.

A GNR adianta ainda que, desde o início destes trabalhos, em território grego, já foram resgatados 577 migrantes e refugiados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo