Portugal

Peregrinação a Santuário de Fátima lembra Migrantes e refugiados

Dioceses e paróquias portuguesas estão convocadas para uma jornada de solidariedade em favor dos migrantes e refugiados

Da redação, com Santuário de Fátima

Um gesto habitual nesta Peregrinação de agosto é a oferta do trigo para a fabricação de hóstias / Foto: Santuário de Fátima

Um gesto habitual nesta Peregrinação de agosto é a oferta do trigo para a fabricação de hóstias / Foto: Santuário de Fátima

Começa nesta sexta-feira, 12, no Santuário de Fátima, em Portugal, a peregrinação internacional aniversária, que celebra a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos.  O evento será presidido pelo Secretário da Congregação para a Educação Católica, Dom Angelo Vincenzo Zani.

Conhecida também como a Peregrinação dos Migrantes, por coincidir com a Semana Nacional das Migrações, o evento irá reunir até domingo, 14, portugueses e estrangeiros de várias partes do mundo.  A semana, que está 44ª edição, terá como tema “Migrantes e Refugiados: rosto da misericórdia”.

No domingo, as dioceses e paróquias portuguesas estão convocadas para uma jornada de solidariedade em favor dos migrantes e refugiados.

Caminho em relação aos refugiados

Segundo a diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, Eugénia Costa Quaresma, Dom Vincenzo Zani trará o seu contributo à reflexão sobre o caminho a ser realizado em relação aos refugiados.

“O senhor arcebispo foi convidado para presidir às principais Eucaristias desta peregrinação e creio que a sua presença irá confirmar o caminho que temos que trilhar, envolvendo toda a sociedade civil e cruzando os diferentes setores da pastoral da Igreja”, diz a responsável, que também organiza a Semana Nacional das Migrações com a Comissão Episcopal para a Mobilidade Humana.

Eugénia lembra ainda o apelo do Papa Francisco na sua mensagem para o migrante e refugiado para este ano e pede a cada cristão que “seja capaz de dar testemunho de toda a paz, amor e ternura que é possível reencontrar em Fátima, e cada um seja nos locais onde trabalha, reside e estuda construtor da família humana que todo cristão é chamado a ser”.

Peregrinação aniversária

A Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto tem por tema “Alegrai-vos no Senhor.

O programa desta peregrinação integra vários momentos celebrativos dos quais se destacam a Procissão das Velas e a Missa Internacional, nesta sexta feira à noite, e a celebração final neste sábado.

Um gesto já habitual nesta Peregrinação de agosto é a oferta do trigo, durante o ofertório da Missa do dia 13. Este gesto acontece desde 1940, ano em que um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica da Diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados à fabricação de hóstias para consumo no Santuário de Fátima.

Desde então, peregrinos de várias dioceses, tanto nacionais como estrangeiras, deram continuidade ao gesto. Durante o ano de 2015 foram oferecidos 9.655 quilos de trigo e 483 quilos de farinha. Consumiram-se no Santuário, aproximadamente, 16.300 hóstias e 1.450.000 partículas. Foram celebradas 7.223 missas.

Neste momento encontram-se inscritos para a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto 34 grupos de peregrinos naturais de 14 países. O país que mais peregrinos tem inscritos é a Espanha com cinco grupos com um total de 456 peregrinos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo