Portugal

1500 crianças participam do "Encontro com os Pastorinhos" em Fátima

A atividade decorreu na Basílica da Santíssima Trindade com uma catequese e a oração do Rosário

Da redação, com Agência Ecclesia

Cerca de 1500 crianças participaram nesse sábado, 20, no Santuário de Fátima, de um “Encontro com os pastorinhos”, inserido no Dia dos Pastorinhos que marcado o aniversário de morte de Jacinta Marto, em 20 de fevereiro.

A atividade decorreu na Basílica da Santíssima Trindade com uma catequese e a oração do Rosário animada pelas Religiosas da Aliança de Santa Maria e presidido pelo reitor do Santuário,  padre Carlos Cabecinhas. Ele destacou o evento como uma forma de “atingir as faixas etárias mais jovens”, uma “preocupação” que “esteve presente desde o início da preparação do centenário das Aparições”.

“É sempre uma experiência extremamente agradável perceber que a mensagem de Fátima continua a tocar as crianças, talvez ainda mais do que no passado. E o fato de termos celebrado hoje festivamente a festa litúrgica dos pastorinhos, com a presença de tantas crianças no Santuário, vem manifestar como os jovens estão receptivos à mensagem de Fátima”, salientou.

Os mais novos foram convidados “a recordar a entrega dos pastorinhos, que ofereceram os seus sacrifícios e orações a Nossa Senhora pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo”.

O programa dedicado ao dia litúrgico dos Pastorinhos de Fátima (os beatos Francisco e Jacinta) começou na última sexta-feira com um conjunto de momentos de oração na Capela do Santíssimo Sacramento, na Capelinha das Aparições e na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Durante a celebração, o bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, destacou “o exemplo de vida dos pastorinhos”, salientando que “os pequenos por vezes dão grandes lições e dizem coisas muito belas”.

O bispo referiu ainda que Francisco, Jacinta e Lúcia “são a expressão do sorriso, da ternura e do carinho de Deus pelos homens e pela humanidade” e incentivou os mais novos a serem “colaboradores” de Deus “no amor e na misericórdia, para tornar o mundo melhor”.

Os refugiados, segundo o bispo, são “um exemplo do quão é preciso mudar o mundo e ser combatente pela oração, adoração e reparação do mal”.

O Dia dos Pastorinhos terminou com um concerto “marcado por três momentos que ressoam a mensagem de Fátima – conversão, paz, oração”.

O Santuário recorda que o Dia dos Pastorinhos decorre a 20 de fevereiro porque é a data que assinala o falecimento da beata Jacinta Marto, a mais jovem dos videntes, nascida a 11 de março de 1910.

“Na altura das aparições tinha sete anos. Francisco, o seu irmão, dois anos mais velho, tinha nove. Ambos conviveram de perto com a prima, Lúcia de Jesus, mais velha e com quem partilharam as visões”, relata o santuário mariano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo