Imagem original, talhada seguindo indicações de uma das pastorinhas, Irmã Lúcia, não sai de Portugal desde o ano 2000
Da redação, com JMJ Panamá 2019
O Panamá receberá em janeiro de 2019 a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A informação foi confirmada na coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira, 27, pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingos Ulloa Mendieta. O itinerário da imagem foi apresentado por representantes do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
“Uma grande bênção para os jovens é contar no Panamá com a histórica e primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, para a Jornada Mundial da Juventude, porque permitirá que a indulgência e a graça que se goza em Portugal se ganhe também no nosso país”, afirmou Dom José Ulloa.
A imagem, talhada seguindo indicações de uma das pastorinhas, Irmã Lúcia, foi coroada solenemente pelo Arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947, e percorreu por várias vezes o mundo. Após meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países de todos os continentes, alguns deles várias vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que esta não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária. Ainda que tenha peregrinado em Portugal, a Imagem não saiu do país desde o ano 2000 e o fará para ir ao Panamá.
Leia mais
.: JMJ 2019: Brasileiros se organizam para viagem ao Panamá
.: Organização da JMJ 2019 apresenta tipos de pacotes para peregrinos
.: JMJ 2019: Programação, novidades e lotes individuais
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, disse em uma mensagem de vídeo que esta decisão foi tomada porque se reconhece a importância deste evento mundial da juventude, pela devoção que São João Paulo II teve à Virgem de Fátima e pela profunda devoção que existe no povo católico panamenho.
O doutor Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima e diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, explicou que, devido à sua importância, a imagem virá acompanhada de uma delegação do Santuário, integrada, além dele próprio, pelo reitor, padre Carlos Manuel Cabecinhas, pelo diretor do departamento da Pastoral da Mensagem da Virgem de Fátima, Padre José Nuno da Silva, pelo conservador e restaurador, doutor Carlos Manuel Henriques e a Dra. Cátia Filipe, do Gabinete de Imprensa.
A imagem peregrina original da Virgem de Fátima chegará com sua comitiva na segunda-feira 21 de janeiro, às 17h15. Depois de ser recebida, será trasladada à Igreja de Lourdes em Carrasquilla, em caravana de carros. Ao chegar, haverá Missa de entronização da Imagem Peregrina da Virgem de Fátima.
Na terça-feira 22 de janeiro, às 6h30 da manhã se rezará o Rosário da Aurora na Igreja de Lourdes, depois acontecerá a Missa presidida pelo Arcebispo Ulloa. Posteriormente, às 8h, a imagem sairá em procissão em direção ao Parque Omar para ser colocada na Capela do Santíssimo. Às 9h, será a Missa de Abertura do Parque do Perdão com a Imagem Peregrina Original.
Leia também
.: Hino JMJ 2019 em português: Ziza Fernandes comenta trabalho realizado
.: JMJ Panamá 2019 lança a versão internacional do hino oficial
.: Organização da JMJ 2019 apresenta tipos de pacotes para peregrinos
A partir desse momento haverá adoração permanente ante o Santíssimo com a Imagem Peregrina, custodiada pelas irmãs da Madre Teresa de Calcutá, os custódios da Reitoria do Santuário de Fátima e os custódios do Serviço Nacional Aéreo Naval (SENAN). Na quarta-feira 23, quinta-feira 24 e sexta-feira 25 de janeiro, a imagem peregrina original estará no Parque do Perdão acompanhando o Santíssimo e onde haverá Oração pela JMJ.
Está programado para o sábado 26 de janeiro, às 19h, na Vigília de Oração, o Rosário Meditado e a procissão de velas com a Imagem; que depois será colocada a um lado do altar.
Para o domingo 27 de janeiro, de 8h às 11h da manhã a Imagem da Virgem estará na Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude. A Imagem deixará o Panamá, com destino a Portugal, na terça-feira 29 de janeiro, às 17h.