Mês Vocacional

Vida Consagrada: religiosos são chamados a tornar presente o olhar de Deus

Membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom João Inácio Müller fala sobre a Semana da Vida Consagrada

Da redação, com CNBB

Na Semana Nacional da Vida Consagrada, celebrada de 16 a 22 de agosto, o Papa Francisco disse aos consagrados e consagradas: “Olhar e ver o dom fiel de Deus, que é Ele mesmo, que não se retrai nas fragilidades, fraquezas e misérias”.

Levando em consideração os ensinamentos do Papa Francisco, dom João Inácio Müller, arcebispo de Campinas (SP) e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explica que a vida consagrada acolhe de braços abertos o dom do Senhor. “Os olhos dos consagrados veem a graça de Deus derramada em suas mãos. A pessoa consagrada, ao olhar-se, cada dia, conversa com o Senhor, que nela tem morada, medita sua vida a partir do Senhor, que lhe é familiar, de casa”, diz.

Aqui, de acordo dom João, o Espírito Santo, que sempre estava sobre Jesus, vem em sua ajuda. “Sabemos: em nossa vida e missão é preciso ter familiaridade com o Espírito Santo. Ele ‘choca’ nossa vida (chocar, como a galinha choca os ovos), inspira e impulsiona. Busquemos familiaridade com o Espírito Santo, familiaridade com o amor de Deus. São Francisco falava em ter, acima de tudo, o Espírito do Senhor e Sua santa operação”, diz.

O arcebispo salienta a importância de manter o olhar em Jesus, pois quem o faz aprende a viver para servir, como Deus. “Deus sempre viveu, e viveu para servir; sempre viverá e viverá para servir. A glória de Deus é o amor, é a vida entregue – o amor é a glória de Deus. O segredo é não se afastar do Senhor; é não deixar de caminhar por onde o Senhor está caminhando”, comenta dom João.

Assim, em comunhão com o Papa Francisco, o arcebispo garante que “os religiosos e as religiosas são chamados a tornar presente no mundo o olhar do Altíssimo: olhar da compaixão, olhar que vai à procura dos distantes, que não condena, mas encoraja, liberta, consola”.

“Caro irmão Religioso, querida irmã Religiosa, obrigado por se deixar amar e chamar por Deus. Obrigado por ser amostra grátis do Céu, da vida da Santíssima Trindade, da vontade do Altíssimo. Oxalá, Deus possa falar bem do seu viver a vocação. Parabéns pelo dom recebido do Alto, cultivado e doado”, finalizou.

Vídeo

Dom João Inácio gravou também um vídeo, com exclusividade, para o portal da CNBB. No material, o bispo afirma que a vocação começa com a original visita de Deus.

“Ele faz visita. A pessoa vai percebendo que Deus é seu viver, seu rumo, presente e futuro, coisa de paixão irresistível, plenitude, sabor. Deus é assim, o óbvio da vida, no dia a dia de cada instante, é vida divina na pessoa, e a resposta ao amor se torna a vida consagrada, seja ser de Deus, para Deus e conforme Deus”.

Assista ao vídeo:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo