AGOSTO

Dom José Albuquerque fala sobre o mês vocacional

Mês vocacional 2020 tem como tema “Amados e Chamados por Deus”

Denise Claro
Da redação

A Igreja no Brasil dedica o mês de agosto às vocações. O mês vocacional, que começou a ser celebrado em 1981, pelas dioceses e arquidioceses do país, é um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.

Este ano, em específico, a inspiração principal do mês vocacional está em sintonia com a Exortação Pós-Sinodal do Papa Francisco, a Christus Vivit, apresentada aos jovens e que traz orientações pastorais para toda a Igreja.

Com o tema “Amados e Chamados por Deus” e o lema “És precioso aos meus olhos. Eu te amo” (Is 43,1-5), o mês vocacional 2020 será celebrado de uma forma especial, principalmente por conta da pandemia.

O bispo auxiliar de Manaus e referencial da Pastoral Vocacional, Dom José Albuquerque, lembra que o tema e o lema escolhidos refletem a essência do chamado vocacional: “Deus nos chama, porque antes de tudo, Ele nos ama. O mês vocacional no Brasil é uma grande celebração do amor de Deus que transborda a todos nós. Somos chamados a viver a nossa vocação como uma experiência de amor”.

Dom José explica as celebrações do mês de agosto:

“No primeiro domingo, celebramos a vocação aos ministérios ordenados. É a vocação para servir a Igreja por meio de uma consagração especial, como presbítero. No segundo, dia dos pais, vamos refletir sobre a vocação familiar, é belíssimo poder celebrar com a pastoral familiar, movimentos de casais, comunidades de vida, sempre fortalecendo a família como um celeiro de vocações. É na família que a vocação nasce.”

O bispo lembra que na terceira semana é celebrada a vida religiosa: “Precisamos agradecer a Deus pela grande riqueza que temos em nosso país, inúmeras congregações, diversidade de dons, carismas, talentos, modalidades de serviço. Não só a vida religiosa, mas leigos consagrados, comunidades de vida. E na última semana celebramos a vocação dos leigos e leigas, o dia do catequista, e nesta semana celebramos todos aqueles que assumiram o batismo, assumindo diversos serviços na Igreja”.

Cartaz do Mês Vocacional

O bispo referencial da Pastoral Vocacional chama a atenção para o cartaz do mês vocacional, divulgado de diversas formas nas redes sociais:

“No cartaz nós temos o grande tema, ‘Amados e Chamados por Deus, e o símbolo é um coração em vermelho, sinal do amor de Deus pelo qual nós somos escolhidos e chamados. Nesse coração vemos no centro uma chaga, sinal de entrega, e um rio, o batismo, origem de todas as vocações. Da chaga saem água e sangue, o sangue é sinal da Eucaristia. Acima do coração, aparece uma semente: a semente vocacional da Trindade. Porque a vocação é de fato uma semente que Deus planta no coração de cada pessoa, e essa semente precisa germinar, crescer, florescer.”

No cartaz há ainda o símbolo da rede de pesca, sinal da animação vocacional que existe no Brasil.

“Cristo nos faz pescadores de homens e mulheres. Na rede temos peixes. Somos chamados a ser pescadores, e os peixes representam toda a humanidade. Há também duas mãos, de quem chama e ama. O cartaz é bem significativo, simbólico e catequético, para que a gente possa entender que a proposta do mês vocacional é para que a gente se una num grande mutirão de oração”.

Dom José conclui lembrando que, apesar de agosto ser um mês celebrativo, a Igreja deve rezar pelas vocações durante todo o ano.

“O compromisso de rezar pelas vocações é de todas as pessoas, desde os bispos, até as famílias, cada cristão católico. Cada um deve rezar, antes de tudo, para que Deus o ajude a viver a própria vocação. Rezar também pela fidelidade e perseverança de quem está em um processo de discernimento vocacional, e para que Deus cuide das nossas famílias, porque só teremos padres, missionários, monges, além fronteiras, se tivermos famílias que vivam e rezem nesta intenção.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo