Sexta-feira Santa

Via-Sacra no Coliseu: divulgadas as meditações preparadas pelas famílias

Reflexões serão realizadas nesta Sexta-feira Santa, 15, durante a Via-Sacra no Coliseu; momento de oração e meditação contará com a presença do Papa Francisco

Da redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Daniel Ibanez – CNA

Nesta segunda-feira, 11, foram divulgadas as meditações da Via-Sacra no Coliseu que acontece nesta Sexta-feira Santa,15, às 21h15.

As reflexões foram preparadas por famílias ligadas a comunidades e associações católicas de voluntariado e assistência.

Com base nas temáticas escolhidas, as famílias irão meditar sobre as seguintes realidades: o aumento no número das separações; a missão das famílias e o terror da guerra; a realidade da esterilidade vivida por muitos casais; a criação dos filhos; filhos com deficiência e a escolha pela vida; a opção pela adoção; e a cruz da doença.

Também farão parte das reflexões: a realidade dos pais que precisam ajudar filhos e netos em crise; dificuldades familiares; relações conturbadas entre pais e filhos; o enfrentamento de uma doença oncológica; a dor da perda de um ente querido e os desafios de pais e filhos que precisam migrar.

Meditações

As meditações das estações foram preparadas respectivamente pelos seguintes grupos familiares:

1ª estação – um jovem casal
2ª estação – uma família em missão
3ª estação – cônjuges idosos sem filhos
4ª estação – uma família grande
5ª estação – uma família com uma criança com deficiência
6ª estação – uma família que administra uma casa de família
7ª estação – uma família com um pai doente
8ª estação – um casal de avós
9ª estação – uma família adotiva
10ª estação – uma viúva com filhos
11ª estação – uma família com um filho consagrado
12ª estação – uma família que perdeu uma filha
13ª estação – uma família ucraniana e uma família russa
14ª estação – uma família de migrantes

Decisão do Papa

A decisão do Papa Francisco de confiar a preparação destes textos a estas famílias ocorreu por ocasião do ano dedicado à família. Neste ano, a Igreja celebra os cinco anos da exortação apostólica “Amoris Laetitia”.

O anúncio de que as famílias ficariam responsáveis pelos textos foi divulgado na última quinta-feira, 7, pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Via-Sacra no Coliseu 2022

Esta será a primeira vez que a Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma acontecerá após o início da pandemia da covid-19.

O tradicional momento de reflexão e oração não foi realizado durante dois anos devido ao alto número de contágio e mortes pelo vírus.

Tradição

A primeira Via-Sacra no Coliseu foi em 1750 com o Papa Bento XIV. Apesar disso, foi a partir do Papa Paulo VI, em 1965, que se tornou uma tradição.

Desde então, todos os Papas celebraram a Via-Sacra nos arredores de um dos maiores monumentos do mundo.

A cada ano, as estações que contam os últimos momentos da vida de Jesus até a sua morte na cruz são escritas por alguém ou por algum grupo de pessoas escolhido pelo Papa.

Essa pessoa ou grupo transporta essa meditação para temas da atualidade. Assim, a contemplação da Paixão e morte de Cristo são unidos às dores do mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo