Preparativos

Vaticano terá presépio dos Andes na Praça São Pedro para o Natal 2021

Presépio e iluminação da árvore de Natal 2021 serão inaugurados no dia 10 de dezembro

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Árvore e Presépio na Praça São Pedro em 2020 / Foto: Arquivo – Canção Nova Roma

É proveniente dos Andes, do vilarejo de Chopcca, uma comunidade do departamento de Huancavelica (Peru), o presépio que será montado na Praça São Pedro para o Natal 2021. O governo do Estado da Cidade do Vaticano emitiu uma nota nesta quinta-feira, 28, com detalhes sobre o presépio e a árvore de Natal deste ano.

O presépio será composto por mais de 30 peças tradicionais. São obras de cinco famosos artistas de Huancavelica. “O presépio peruano quer recordar os 200 anos de independência do país, reproduzir um recorte da vida dos povos andinos e simbolizar o chamado universal à salvação, enquanto o Filho de Deus se encarnou para salvar cada homem e mulher da terra, qualquer que seja a língua, povo, cultura e nação a que pertençam”, informa a nota.

Leia também
.: Presépio e árvore: “ícones” do Natal são sinais de esperança, diz Papa

A árvore de Natal é um abeto de 28 metros, proveniente de Andalo, província italiana de Trentito. A delegação do local será responsável pela decoração da árvore. A iluminação ficará a cargo do governatorato vaticano, como de costume, envolvendo luzes de led de baixo consumo energético.

A tradicional inauguração do presépio e da iluminação da árvore de Natal será no dia 10 de dezembro às 17h (hora local). A cerimônia presidida pelo presidente do governatorato, arcebispo Fernando Vérgez Alzaga, seguirá as normas de segurança em virtude da pandemia. Nesse mesmo dia, pela manhã, as delegações serão recebidas pelo Papa Francisco para a apresentação oficial.

O presépio e a árvore ficarão expostos na Praça São Pedro até o término do tempo do Natal, em 9 de janeiro de 2022, Festa do Batismo do Senhor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo