Pandemia

Presépio e árvore: “ícones” do Natal são sinais de esperança, diz Papa

Papa recebeu delegações que doaram o presépio e a árvore de Natal para o Vaticano; inauguração da decoração será hoje

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Instalação da Árvore de Natal deste ano na Praça de São Pedro. / Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 11, as delegações das regiões que doaram a árvore de Natal e o presépio para a decoração de Natal 2020 no Vaticano. A inauguração será hoje, às 12h30 (pelo horário de Brasília), seguindo os protocolos sanitários em virtude da pandemia.

Neste ano, a árvore é proveniente da Eslovênia: um abeto-falso (peccio), de 28 metros de altura por 70 centímetros de diâmetro. E o presépio, de Castelli, na província de Teramo, Itália. Estes “ícones” do Natal, como lembra o Papa em seu discurso, são, neste ano, mais do que nunca sinais de esperança para quem tiver oportunidade de admirá-los.

“A árvore e o presépio ajudam a criar o clima natalício favorável para viver com fé o mistério do nascimento do Redentor. No presépio, tudo fala da pobreza ‘boa’, a pobreza evangélica, que nos faz bem-aventurados: contemplando a Sagrada Família e os vários personagens, somos atraídos por sua humildade”, disse o Papa.

Leia também
.: Símbolos ajudam famílias a viver verdadeiro sentido do Natal
.: “Admirável sinal” é a nova Carta Apostólica do Papa sobre o presépio

A festa do Natal, acrescentou Francisco, recorda que Jesus é paz, alegria, força e conforto. Mas para acolher estes dons, é preciso sentir-se pequeno, pobre, humilde, como os personagens do presépio.

“Também neste Natal, em meio aos sofrimentos da pandemia, Jesus pequeno e indefeso é o ‘Sinal’ que Deus doa ao mundo. Sinal admirável, como começa a Carta sobre o presépio que assinei há um ano em Greccio. Fará bem a nós lê-la nesses dias”.

O Papa agradeceu às delegações, aos que não puderam estar presentes hoje e a todos os que colaboraram para transportar a árvore e o presépio. “Que o Senhor vos recompense por sua disponibilidade e generosidade. Expresso os meus votos para uma festa de Natal repleta de esperança e peço que os enviem às suas famílias e a conterrâneos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo