Reconhecimento

Dicastério Vaticano recebe prêmio por propagar valores através do esporte

Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida recebeu o Prêmio Retina d’Oro Speciale 2021

Da redação, com Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Entrega do prêmio Retina d’Oro Speciale 2021/Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

No dia 1º de outubro, o presidente da associação Retina d’Oro, Mauro Rufini, juntamente com o diretor esportivo, Giampiero Caneschi, entregaram o Retina d’Oro Speciale 2021 ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

O secretário do Dicastério, padre Alexandre Awi Mello, e o responsável do setor Igreja e Esporte, Dr. Santiago Pérez de Camino, estiveram presentes e receberam a premiação em nome do organismo.

eia mais
.: Papa: esporte é ótima ocasião para aprender a dar o melhor de si

O prêmio foi criado há 20 anos. Ele é destinado a instituições, entes, personalidades e atletas que, através da sua atividade e do seu engajamento, põem em relevo o valor e a proposta educativa da prática esportiva.

O Retina d’Oro é concedido também a projetos que buscam promover a solidariedade e a inclusão social através dos esportes. Ele acolhe o convite do Papa Francisco de trabalhar com o esporte em programas e projetos educativos e de encontro.

Leia mais
.: Esporte ajuda a superar as diferenças, diz Papa a atletas

Trabalho do Dicastério 

Nas palavras do presidente, “é de grande importância o valioso trabalho que o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e o seu setor Igreja e Esporte desenvolvem nesta direção”. Em particular, ele citou a publicação de 2018, do documento “Dar o melhor de si”, primeiro da Santa Sé sobre a visão cristã do esporte.

Leia também
.: “Dar o melhor de si” é primeiro documento do Vaticano sobre esporte
.: Igreja e esporte oferecem contribuição preciosa à sociedade, diz Papa

“Os valores que desde o início têm animado o nosso prêmio estão em grande sintonia com o Magistério da Igreja. Entre as premiações especiais do Retina, constam o reconhecimento ao Departamento de Esporte da Conferência Episcopal Italiana em 2012, e à Fundação Pontifícia Scholas Occurrentes em 2019, sinais tangíveis da presença e do trabalho da Igreja.”

O secretário, padre Alexandre Awi Mello, ao recebê-lo, ressaltou o quanto o prêmio “honra o Dicastério e encoraja-nos na promoção da fé e dos valores através do esporte”.

Leia mais
“No Dicastério, estamos cientes de que a prática esportiva é um elemento fundamental no crescimento e no desenvolvimento integral das pessoas, tanto a nível humano quanto espiritual, e este prêmio ajuda a reforçar os valores éticos e humanos do esporte, com iniciativas voltadas a propor e promover o valor educativos da prática esportiva.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo