Conferência anual do Dicastério das Causas dos Santos acontecerá entre 13 e 16 de novembro, com audiência com o Papa prevista no encerramento
Da Redação, com Vatican News
A conferência anual do Dicastério das Causas dos Santos deste ano terá como tema “a dimensão comunitária da santidade”. O evento acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro, no Instituto Patrístico Augustinianum de Roma, e refletirá sobre a vocação universal à santidade do povo de Deus a partir da constituição dogmática Lumen Gentium.
A premissa é de que a santidade, de fato, é essencialmente comunitária, porque tem origem no Deus Trindade e, consequentemente, no corpo místico de Cristo que é a Igreja. Por sua vez, cada batizado responde com a santidade pessoal, alimentada pela vida sacramental e pela escuta da Palavra.
Leia mais
.: Papa no Angelus: a santidade é um dom e um caminho, uma meta eterna
.: “Pedimos a intercessão dos santos e os vemos como exemplos”, diz frei
As atividades se iniciarão no dia 13, com uma análise aprofundada do tema do ponto de vista bíblico e sociológico. O dia seguinte, 14, terá como foco a dimensão espiritual do “viver juntos”, na comunhão e no chamado à santidade na Igreja particular, e contará com a apresentação também de alguns testemunhos.
No dia 15, será abordada a relação entre a santidade comunitária e os três aspectos fundamentais do viver juntos: a liturgia, a vida conjugal e a política. Todos os dias seguem a mesma “estrutura”: começam com o testemunho de um ou mais relatores e, ao final de cada sessão, há a oportunidade de um diálogo na sala de conferências.
A conferência será introduzida e encerrada pelos discursos do prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro. Por fim, no dia 16, está prevista uma audiência com o Papa Francisco.