EM MEMÓRIA

Vaticano presta homenagem à memória do Príncipe Philip

No dia do funeral do Príncipe Philip, no Castelo de Windsor, uma cerimônia em memória foi realizada na Igreja Anglicana de Todos os Santos em Roma, da qual Paul Gallagher participou

Da redação, com Vatican News

Fotografia pessoal do Príncipe Philip compartilhada pela Rainha Elizabeth / Foto: Reprodução Reuters

O arcebispo Paul Richard Gallagher abriu a homilia durante o culto com “uma imagem longe deste lugar, nas palavras de Henry Wadsworth Longfellow, do prelúdio de seu poema épico Evangeline”:

O Arcebispo Gallagher observa que a floresta descrita no poema estaria repleta de árvores imensas de diferentes variedades. Ao caminhar pela floresta, alguém “notaria sua presença com admiração”, disse ele. “Parece que eles sempre estiveram lá”. Retornando à floresta por muitos anos você dá como certa a presença deles, ele acrescenta. “Você mal percebe; eles fazem parte da paisagem, mas quando caem, pela mão humana ou pela força da natureza, é um som poderoso, um terremoto no coração da floresta. Quando você volta, encontra um aparentemente lacuna irreparável no tecido da floresta, que levará uma eternidade para ser preenchida ”, disse Dom Gallagher.

“O falecimento do Príncipe Philip é um desses eventos na floresta de nossa história e sociedade contemporâneas”, disse o Arcebispo Gallagher, que descreveu o príncipe como uma constante: “sempre lá, alguns passos atrás, mas sempre presente”.

O Príncipe Philip esteve “presente de muitas maneiras e em tantas ocasiões e cenas”, disse o arcebispo.

Visão de São Paulo

O arcebispo Gallagher prosseguiu dizendo que “a visão dinâmica de Paulo da ação redentora de Cristo é também o desdobramento do Reino pelo qual Jesus ora ao Pai: ‘Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.’ O apóstolo ensina: ‘Ele deve reinar até que tenha posto todos os seus inimigos sob seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte’. ”, Acrescentou.

“Acho que São Paulo e o Príncipe Filipe teriam se dado muito bem”, disse o arcebispo Gallagher, “ambos francos com tendência para um pouco de polêmica”, explicou.

Príncipe Philip

As realizações do príncipe Philip são notáveis, continuou o arcebispo Gallagher. Ele falou sobre a carreira naval do príncipe e observou que ele foi patrono de mais de 800 instituições de caridade e organizações.

Acredita-se que os primeiros anos do casamento de Elizabeth e Philip, particularmente em Malta, foram muito felizes, quase despreocupados. “Este último mudaria com a morte do rei em 1952, quando a princesa Elizabeth tinha 26 anos”, disse o arcebispo Gallagher.

“Daquele momento em diante até sua morte, Philip sempre esteve lá”, observou. É claro que o Duque compartilhava do compromisso da Rainha com a Commonwealth, ajudando nas primeiras décadas ajudando a sustentar o grande projeto que era a transição do Império para a Commonwealth. Ele também ficou ao lado de sua esposa firmemente nos momentos mais sombrios, como o Annus Horribilis “!

O Arcebispo Gallagher disse então que “nossas percepções sobre este Serviço de Memória e o que veremos transmitido de Windsor esta tarde serão diferentes, mas os olhos da fé cristã nos convidam a testemunhar os contrastes sobre os quais São Paulo escreveu: perecível – imperecível, fraqueza – poder, mortalidade – imortalidade. E faremos nossas as palavras de louvor do Apóstolo: “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo”.

Concluindo a homilia, o Arcebispo Gallagher observou que “de fato, o Príncipe Philip viveu uma vida de múltiplos contrastes e alguns só se reconciliaram com dificuldade, enquanto outros, compreensivelmente, provocaram ressentimento e dor”. No entanto, continuou, a fé que celebramos nesta Páscoa corta tudo isso, “resolvendo as diferenças e iluminando as trevas e dissipando as dúvidas”.

“Para o Comandante Naval, o Consorte, o Pai de uma grande família, para o líder em benevolência e educação a batalha acabou, e tudo está quieto novamente na floresta, concluiu o Arcebispo Gallagher.“ A grande árvore pode ter caído, mas ela deixa sua marca e estimula um novo crescimento em direção aos céus ”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo