DIPLOMACIA

Pompeo se encontra com Parolin e Gallagher no Vaticano

Mike Pompeo, o Secretário de Estado dos EUA, esteve no Vaticano e discutiu com Parolin e Gallagher assuntos como China e conflitos mundiais

Da redação, com Vatican News

Pompeo chega ao Vaticano, onde se encontrou com Parolin e Gallagher / Foto: Reprodução Reuters

Tratou-se de um encontro “cordial” com duração de 45 minutos em um “ambiente de respeito”, durante o qual foi possível para ambas as partes apresentarem suas respectivas posições sobre a China, bem como discutir alguns dos conflitos sangrentos pelo mundo.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, chegou ao Vaticano na manhã desta quinta-feira, 1º, para se encontrar com o cardeal Pietro Parolin e seu homólogo, o arcebispo Gallagher, ministro das Relações Exteriores da Santa Sé.

Respondendo as perguntas vindas de jornalistas, o Diretor do Gabinete de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse: “Durante as conversas desta manhã entre o Secretário de Estado dos Estados Unidos da América, Michael Richard Pompey, e o Secretário de Estado de Sua Santidade, Sua Eminência Cardeal Pietro Parolin, acompanhado de Sua Excelência o Arcebispo Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados, as partes apresentaram suas respectivas posições acerca das relações com a República Popular da China, num ambiente de respeito, descontração e cordialidade e também falaram sobre alguns aspectos da conflito e crise, especialmente no Cáucaso, no Oriente Médio e no Mediterrâneo Oriental. A reunião durou cerca de 45 minutos”, explicou Bruni.

Como se sabe, nas últimas semanas algumas declarações do secretário Pompeo contra o Acordo Provisório assinado há dois anos entre a Santa Sé e a República Popular da China suscitaram discussões na mídia.

A Santa Sé, como afirmou repetidamente o Cardeal Parolin, pretende propor a renovação do acordo, que segue em caráter provisório. Parolin enfatizou seu caráter genuinamente pastoral, que visa apenas assegurar que os bispos chineses estejam em plena comunhão com o Sucessor de Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo