Comunicado

Vaticano divulga avaliação inicial do processo sinodal

Avaliação do processo sinodal até o momento é satisfatória, com mobilização em todo o mundo, incluindo uma dimensão ecumênica

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 7, um comunicado com uma avaliação inicial sobre o processo sinodal em curso na Igreja. Três meses após a abertura do processo, a avaliação é satisfatória: 98% das conferências episcopais e sínodos das Igrejas Orientais de todo o mundo nomearam uma pessoa ou uma equipa inteira para implementar o processo sinodal.

Em 26 de janeiro passado, o XV Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos realizou uma reunião presencial e on-line, para análise do processo em andamento. A avaliação também tem sido apoiada pelos resultados dos intercâmbios durante 15 reuniões on-line organizadas pela Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos com os responsáveis do sínodo em todo o mundo.

O comunicado destaca que o processo sinodal suscita alegria e dinamismo, mas, ao mesmo tempo, incertezas que precisam ser afrontadas. Considera-se que a conversão sinodal é um processo longo e que levará mais tempo do que o próprio processo.

O processo sinodal a nível global

Segundo o comunicado, são muitas as dioceses e outras realidades eclesiais que iniciam o processo sinodal. Os leigos e a vida consagrada, em especial, têm mostrado grande entusiasmo, o que se traduz em uma série de iniciativas de consulta e discernimento eclesial.

“Confirmam-no os numerosos testemunhos que chegam à Secretaria-Geral de todas as partes do mundo, publicados periodicamente no website synodresources.org: além de serem um motivo de esperança, são também um sinal de que o Espírito Santo está em ação”.

A abertura, modalidades de consulta e a participação do Povo de Deus variam de uma região para outra. Mas o comunicado destaca que o processo sinodal é acolhido com alegria e entusiasmo em várias países da África, América Latina e Ásia. Os documentos publicados pela Secretaria-Geral foram bem recebidos e foi feito um “esforço louvável” para os traduzir a nível local.

Ecumenismo, diálogo inter-religioso e comunicação

A nota da Santa Sé ressalta também a integração da dimensão ecumênica, seguindo as indicações da carta de 29 de outubro. “As outras confissões cristãs estão também a demonstrar a nível local um certo entusiasmo e o desejo de contribuir para o caminho percorrido pela Igreja Católica. No que diz respeito à dimensão inter-religiosa, esta impõe-se naturalmente em países onde os cristãos estão em minoria. Também aqui se espera uma contribuição significativa”.

Esforços também na área da comunicação: muitas dioceses e conferências episcopais criaram sites e páginas em redes sociais. A Secretaria-Geral utiliza, para além do site institucional – synod.va – outros instrumentos como um boletim informativo semanal, um site para recolher as experiências e recursos produzidos a nível local (synodresources.org) e um site de oração pelo sínodo (prayforthesynod.va) criado em conjunto com a Rede Mundial de Oração do Papa e a União Internacional de Superiores Gerais.

Desafios

O caminho também é marcado por algumas dificuldades. O comunicado ressalta o medo e a reticência entre alguns grupos de fiéis e entre o clero. Também é citada uma certa desconfiança entre leigos que duvidam que sua contribuição de fato será levada em consideração.

“A atual situação pandêmica constitui também um grande obstáculo, limitando em grande medida os encontros presenciais. A consulta do Povo de Deus não pode ser reduzida a um simples questionário, uma vez que o verdadeiro desafio da sinodalidade é precisamente a escuta mútua e o discernimento comunitário.”, acrescenta.

O processo sinodal também mostra alguns desafios recorrentes, tais como 1) a necessidade de formação, especialmente na escuta e discernimento, para que o Sínodo seja autenticamente um processo espiritual e não seja reduzido a um debate parlamentar; 2) evitar a autorreferência nas reuniões de grupo porque a escuta mútua, que encontra o seu fundamento na oração e na escuta da Palavra de Deus, só pode levar à abertura aos outros na ótica do anúncio do Evangelho. Uma igreja sinodal é uma igreja missionária onde cada batizado se sente corresponsável pela missão da Igreja; 3) a necessidade de encontrar novas formas de melhorar a participação dos jovens; 4) o envolvimento daqueles que vivem à margem das instituições da Igreja; e, finalmente, 5) a desorientação manifestada por alguns membros do clero.

Relatórios

Em resposta aos numerosos pedidos recebidos pela Secretaria-Geral, está a ser preparada uma Nota para a preparação de “relatórios” pelas dioceses e conferências episcopais. Trata-se de um instrumento ao serviço das várias realidades eclesiais que se empenharão nos próximos meses na elaboração dos resultados do seu discernimento eclesial. A Nota propõe a ideia de que a redação do relatório é em si um ato de discernimento, ou seja, o fruto de um processo espiritual e de trabalho de equipe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo