Através de formulário

Diocese de Lorena convida fiéis para fase de escuta do Sínodo

Formulário on-line foi disponibilizado para que todos os batizados da diocese possam fazer uma experiência de escuta e diálogo nesta fase diocesana do Sínodo

Da redação

Foto: katemangostar via Freepik

Em comunhão com a Igreja, a Diocese de Lorena vive a fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2023 – aberto pelo Papa Francisco no dia 10 de outubro do ano passado.

Neste período, é vivido o “processo de escuta”. Todos os batizados e batizadas são convocados a participar desta caminhada sinodal e fazer uma autêntica experiência de escuta e diálogo.

Com a finalidade de fornecer a sua contribuição neste processo, a Diocese de Lorena divulgou um formulário on-line e convida os fiéis das paróquias, pastorais e movimentos diocesanos a participar.

Como participar

Para participar, o Povo de Deus deve acessar o link divulgado pela Diocese (clique aqui) e responder a 10 perguntas. São elas:

1 – Em nossa Diocese, quem são os que caminham juntos e quem são os que parecem mais afastados?
2 – Como ouvir aqueles que têm opiniões diferentes das nossas?
3 – Como e quando conseguimos dizer o que é importante para nós, na nossa Diocese e na sociedade? Temos espaço de participação na Igreja e na sociedade?
4 – Como nossas celebrações inspiram e guiam nossas ações?
5 – O que favorece e o que dificulta a participação dos batizados na Igreja e na sociedade?
6 – O que favorece e o que dificulta nosso diálogo dentro da própria Igreja e da Igreja com a sociedade civil (política, economia, cultura, pobreza, etc.)
7 – Como nossa comunidade eclesial convive com membros de outras tradições e denominações cristãs?
8 – Como funcionam e como poderiam ser aperfeiçoadas, as instâncias de comunhão da Igreja: Conselho Paroquial de Pastoral, Conselho para Assuntos Econômicos Paroquial, Conselho Diocesano de Pastoral, etc.)?
9 – Como as decisões podem ser conjuntas e as responsabilidades assumidas?
10 – Como incentivar e fortalecer a formação para caminharmos juntos (sinodalidade/comunhão)? 

Após responderem essas perguntas (que devem ser realizadas diretamente no formulário), homens e mulheres devem apertar o botão “enviar” para concluir a participação.

Destino das respostas

As respostas serão compiladas e enviadas para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no mês de março.

A CNBB terá até o dia 15 de agosto para enviar para a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos o resultado deste processo de escuta realizado no Brasil.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo