Propostas e subsídios

Vaticano apresenta o Ano "Família Amoris Laetitia"

Ano Família Amoris Laetitia começa amanhã, dia de São José; dicastério apresentou propostas e subsídios que estarão à disposição

Jéssica Marçal
Da Redação

coletiva sobre o ano da família amoris laetitia

Coletiva de imprensa sobre o Ano da Família Amoris Laetitia / Foto: Reprodução Vatican Media

O Ano Família Amoris Laetitia começa nesta sexta-feira, 19, dia de São José. Anunciado pelo Papa Francisco, em 27 de dezembro passado, o ano comemorativo foi apresentado em coletiva de imprensa on-line nesta quinta-feira, 18. O evento foi transmitido pelo Youtube.

O desenvolvimento do Ano está aos cuidados do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O prefeito do órgão, Cardeal Kevin Farrell, destacou que é oportuno, mais do que nunca, dedicar um ano pastoral à família cristã. Esta é portadora de esperança, em especial nesta situação atual de pandemia.

Leia também
.: Padre indica como deve ser o Ano “Família Amoris Laetitia” no Brasil

O cardeal mencionou ainda a providência do Papa ter dedicado esse ano a São José, escolhido por Deus para cuidar da Sagrada Família. Ele lembrou que a pandemia teve consequências dolorosas para milhões de pessoas. Mas mesmo atingida por tantos aspectos, a família mostrou, uma vez mais, a sua face de “protetora da vida”, como foi São José.

“A família permanece para sempre ‘protetora’ das nossas relações mais autênticas e originais, aquelas que nascem do amor e nos fazem amadurecer como pessoas.”

A Amoris Laetitia e a renovação pastoral

O Cardeal Kevin Farrell / Foto: Reprodução Vatican Media

O Ano foi convocado no contexto da comemoração dos cinco anos da publicação da exortação Amoris Laetitia, sobre o amor na família. O documento do Papa Francisco é fruto de um longo caminho sinodal. E agora o Ano busca amadurecer os frutos deste caminho.

“Neste Ano, temos a oportunidade de apresentar melhor, a todos, a riqueza da Exortação, que contém palavras de coragem, estímulo, reflexão e, em termos mais amplos, sugestões para percursos pastorais e práticos, que não devemos deixar cair no vazio”, frisou o cardeal.

E falando sobre a renovação pastoral, um dos pontos enfatizados por Francisco, Cardeal Farrell falou dos aspectos dessa renovação. O primeiro deles é a necessidade de maior colaboração, de partilha de experiências. O segundo é a mudança de mentalidade: pensar a família como “sujeito”, não como simples “objeto” da pastoral. O terceiro aspecto diz respeito à formação dos formadores.

Sobre o Ano da Família Amoris Laetitia

Também presente na coletiva, a subsecretária do Dicastério, Gabriella Gambino, apresentou as atividades do Ano. Ela destacou, primeiramente, que o Ano não é simplesmente a comemoração de um texto escrito, mas oportunidade de dar novo impulso à sua aplicação pastoral.

“Nos últimos anos, muito se pensou e escreveu sobre a exortação apostólica: foram publicados livros e realizadas grandes reflexões doutrinais. Agora é tempo de agir. Amoris Laetitia tem muito a nos dizer”, afirmou Gabriella.

“Agora é tempo de agir. Amoris Laetitia tem muito a nos dizer”
Gabriella Gambino

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida propôs 12 percursos com famílias para aplicar a “Amoris Laetitia”. São propostas que surgiram a partir da necessidade concreta que emergem da pastoral familiar em todo o mundo.

“É bonito que a Igreja se conceda este tempo de conversão pastoral. É sinal de uma Igreja que deseja crescer, tornar-se adulta, que não se contenta em usar métodos velhos e ineficazes, porque sabe se colocar em jogo pelo amor da família”.

Subsídios para o Ano

Gabriella Gambino / Foto: Reprodução Vatican Media

Gambino lembrou ainda que o Dicastério também vai difundir alguns instrumentos pastorais para as famílias, as paróquias e as dioceses. O objetivo é ajudar e apoiar o trabalho muitas vezes cansativo das igrejas locais.

“Periodicamente, colocaremos no nosso site recursos e pequenos instrumentos pastorais, do qual daremos notícia”. O Ano da Família Amoris Laetitia tem uma página na internet. Acesse aqui

Também haverá vídeos mensais sobre a exortação, com a participação do Papa Francisco e testemunhos de famílias de todo o mudo. O material será acompanhado por subsídios pastorais simples, que poderão ser utilizados em vários contextos eclesiais e até pelas próprias famílias.

Outra iniciativa, já anunciada, é a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, neste ano em 25 de julho. Instituições acadêmicas católicas e pontifícias também estão se articulando para promover reflexões a respeito da exortação.

Oportunidade para a vida de cada casal

O casal Valentina e Leonardo Nepi, sendo ele oficial do dicastério, também fizeram um discurso na coletiva de hoje. Eles destacaram que este ano é um tempo propício para cultivar boas relações conjugais e familiares.

“Esperamos também que a família possa ser mais valorizada na sociedade: promover a dimensão social da família, a sua capacidade de educar os filhos, de animar os lugares e as comunidades com valores positivos, cultivando o diálogo entre as novas gerações”.

Ele ressaltou ainda que a força da família não se resume à intimidade das casas, pois é fonte de valores positivos para toda a comunidade. “Confiamos que este Ano seja tempo propício para alcançar a consciência da nossa missão eclesial, à qual nos dedicamos como família e não somente em nível pessoal”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo