Igreja em Mianmar

Trégua em Mianmar: deslocados começam a voltar para suas casas

Igreja se empenha em auxiliar deslocados a retornar

Da redação, com Fides

mianmar

Acampamento de refugiados em Mianmar./ Foto: Reprodução Reuters

Após semanas de intensos confrontos armados, há uma trégua em Chin (Mianmar) entre o exército regular e os combatentes locais. O fato foi confirmado à Agência Fides pelo Padre Timothy Shing, que atua em Mindat, na diocese de Hakha. 

O padre, junto com outros sacerdotes, religiosos católicos locais e leigos, empenha-se em ajudar os deslocados que fugiram por causa dos combates. Nos últimos dias, os padres da paróquia local lançaram um apelo sincero ao fim da violência, observando que “muitos inocentes estão sofrendo e desesperados” e pediram ajuda internacional. 

“O exército e os grupos de resistência concordaram com um cessar-fogo para permitir que os civis voltem para suas casas e que os feridos e doentes sejam transportados e tratados em hospitais públicos”, afirmou o padre.  

No entanto, segundo o padre, o exército birmanês não permite que organizações não governamentais e outras entidades levem ajuda humanitária.

“Os civis que optaram por voltar para suas casas representam apenas 20% dos deslocados até agora, pois ainda temem por sua segurança e sobrevivência”.

Leia mais
.: Bispos e líderes religiosos fazem apelo pela paz em Mianmar

Apelo

O sacerdote relançou o apelo a “uma trégua definitiva, a fim de salvar a vida de civis e proteger mulheres, crianças e idosos”, lembrando que a emergência humanitária continua. 

Padre Shing compartilha o apelo dos bispos birmaneses pela “abertura de corredores humanitários especiais” e agradece ao Papa Francisco por sua atenção a Mianmar e pelo apelo adicional, lançado durante o Angelus deste domingo, 20, para a proteção da população civil em sofrimento no país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo