8 de fevereiro

Tráfico de pessoas: dia de oração será celebrado na próxima terça-feira

Relembre mensagem do Papa e tema do oitavo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas 

Da redação, com POM

/ Foto: M.T ElGassier – Unsplash

Na próxima terça-feira, 8, memória litúrgica de santa Josefina Bakhita, é celebrado o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Josefina Bakhita é a irmã sudanesa que quando era menina fez a trágica experiência de ser vítima do tráfico.

Papa Francisco, em sua mensagem, lembrou sobre a responsabilidade de todos para que essa realidade seja combatida. “Encorajo quantos estão comprometidos a ajudar homens, mulheres e crianças escravizados, explorados, abusados ​​​​como instrumentos de trabalho ou de prazer e muitas vezes torturados e mutilados”.

Leia também:
.: “Erradicar o tráfico de pessoas e ajudar os sobreviventes”, pede Papa
.: “O ‘silêncio’ é cúmplice do tráfico de pessoas”, afirma socióloga

“Faço votos por que todos os que têm responsabilidades de governo se comprometam com determinação a remover as causas desta chaga vergonhosa, uma chaga indigna da sociedade civil. Cada um de nós se sinta comprometido a ser voz destes nossos irmãos e irmãs, humilhados na sua dignidade. Rezemos todos juntos”, lembrou o Pontífice.

Tema

O tema do oitavo Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas é “A Força do Cuidado – Mulheres, Economia, Tráfico de Pessoas”. Segundo o texto oficial para o 8º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, a pandemia intensificou o “negócio” do tráfico de pessoas e exacerbou as situações de vulnerabilidade que envolviam as pessoas em maior risco e desproporcionalmente mulheres e meninas. A desigualdade entre homens e mulheres, portanto, cresceu.

De acordo com o Plano Estratégico das Nações Unidas 2022-2025, as desigualdades registradas em todas as áreas mais importantes da vida social permanecem significativas: saúde, trabalho, educação, política.

Leia mais
.: Mais de 25 mil são vítimas do Tráfico humano no Brasil

De acordo com as estatísticas das Nações Unidas sobre tráfico de pessoas (Relatório Global do UNODC de 2020 sobre Tráfico de Pessoas), mulheres e meninas representam 72% das vítimas de tráfico identificadas e a percentagem de mulheres e meninas aumenta significativamente no contexto do tráfico para exploração sexual; um mercado que representa 2/3 dos lucros gerados pela exploração.

Cultura do Cuidado 

As mulheres são chamadas a assumir um papel de liderança, agentes de mudança para a construção de um sistema econômico baseado no cuidado das pessoas e da casa comum, envolvendo a todos.

O cuidado é um estilo de vida e é a forma de amar de Jesus, como nos propõe a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), retomada pelo Papa Francisco na sua Carta Encíclica Fratelli Tutti. Cuidar para transformar a relação com a natureza, as relações sociais e econômicas, muitas vezes centradas na competição agressiva, que sufoca todas as formas de cooperação e respeito pela dignidade humana.

Com a pandemia, a sociedade e as instituições redescobriram o valor de cuidar das pessoas como pilar de segurança e coesão social e o compromisso com o cuidado da casa comum para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas e da degradação ambiental, que afetam principalmente os mais pobres, e eliminar suas causas.

A força do cuidado é único caminho possível para contrastar o tráfico de pessoas e todas as formas de exploração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo