Encerrou nesta quinta-feira, 12, em Salvador, a 62ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 3 da CNBB./ O encontro discutiu temas relevantes para o planejamento de ações de forma direcionada e conjunto entre as dioceses e arquidioceses.
Reportagem de Silas Santos
Imagens da Ascom RN3 da CNBB
O Regional Nordeste 3 é composto por quatro arquidioceses e 22 dioceses entre os territórios da Bahia e Sergipe. Durante a Assembleia, que iniciou na terça, temas como o caminho sinodal, as novas diretrizes da Igreja no Brasil, dízimo e a sustentabilidade na missão da igreja foram alguns dos assuntos discutidos entre os representantes de pastorais e movimentos.
O encontro contou ainda com a presença do cardeal e arcebispo primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha. Dom Dirceu, bispo da diocese de Camaçari e presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, fez um balanço do encontro.
“É um momento de graça de pensarmos a nossa pastoral, dando respostas adequadas à nossa realidade concreta. Sabemos, então, que em tudo isso procuramos ouvir o Espírito Santo de Deus. Como Igreja Sinodal, nesse mundo também marcado por polarizações e fragmentações, nós queremos ser um sinal de esperança para este nosso chão. Louvado seja Deus, então, por essa experiência rica desses dias”, concluiu Dom Dirceu Medeiros.