Encontro nacional

Terço dos Homens se reúne para 14ª Romaria no Santuário Nacional

Encontro Nacional leva os homens a renovarem seu compromisso missionário com a Santa Mãe de Deus dos dias 18 a 20 de fevereiro

Da Redação, com Santuário Nacional

Terço dos Homens acontece neste final de semana / Foto: Arquivo Canção Nova

O Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebe neste fim de semana do dia 18 a 20 de fevereiro a XIV Romaria Nacional do Terço dos Homens. O encontro reúne homens de todo o país que rezam o  terço. 

“Caminhar com Maria, para viver e crescer em comunidade” é o tema da 14º Romaria que faz pensar principalmente no encontro dos homens reunidos em comunidade para juntos se unirem a Nossa Senhora através do Rosário.

“De alguma maneira a Romaria do Terço é uma resposta ao pedido do Papa Francisco, que nos chama à sinodalidade, a caminhar juntos”, reforça o Reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Programação do encontro 

As atividades do encontro tiveram início nesta sexta-feira, 18, com a Santa Missa e procissão luminosa, às 19h. A missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira. O arcebispo disse que o terço dos homens é um grande movimento mariano que nos leva a Jesus.

Hoje, a Missa Solene ocorreu às 9h, no Altar Central, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Já na parte da tarde, às 14h, será realizado o Terço Solene e Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

No Subsolo da Igreja, durante todo o sábado, o Núcleo de Serviço Social do Santuário promove uma Ação Solidária. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, fralda geriátrica e produtos de higiene pessoal. Os itens arrecadados serão encaminhados para as entidades cadastradas no serviço. Já no domingo, 20, o encerramento ocorre com a Missa de Envio, às 8h, também na Basílica.

Esta é a maior romaria que o Santuário acolhe anualmente. Em 2020, chegou a reunir 80 mil devotos no pátio da Basílica para participar das orações.

Neste ano, com a retomada de eventos presenciais, o Santuário volta a acolher os grupos de homens do terço. Seguindo protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscaras. As celebrações serão realizadas apenas dentro da Igreja. Ações externas, como shows e missa campal, continuam suspensas.

Todas as atividades contarão com transmissão ao vivo e podem ser acompanhadas também pelo canal do Santuário Nacional no YouTube. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo