Força da oração

Mesmo com pandemia, Terço dos Homens cresce no Brasil, afirma bispo

Movimento começa hoje sua primeira romaria virtual ao Santuário Nacional; bispo referencial do Terço dos Homens comenta crescimento do movimento na pandemia

Julia Beck
Da redação

Oração do terço feita pelos homens, antes em grandes grupos, com a pandemia, tem ocorrido de forma virtual ou individual /Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Mesmo com a pandemia, o Terço dos Homens cresce no Brasil. A constatação é do bispo referencial para o movimento, Dom Gil Antônio Moreira. O presbítero, também arcebispo de Juiz de Fora (MG), comenta a romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional que começa nesta sexta-feira, 19. Por conta da pandemia, o evento acontecerá pela primeira vez na modalidade virtual.

Decisão pelo virtual

Dom Gil Antônio, bispo referencial para o Terço dos Homens /Foto: Arquivo Pessoal – Dom Gil

Dom Gil afirma que a decisão pela romaria virtual aconteceu após meses de espera por novos rumos da pandemia. “Esperamos e percebemos que nada mudou. De certa forma, a pandemia até se agravou. Então, decidimos fazer essa romaria em formato virtual”.

Apesar da opção pelo on-line, o arcebispo ressalta que bom seria se todos os romeiros pudessem ir presencialmente, como sempre aconteceu. “É a maior romaria do Santuário Nacional. Por isso não  podíamos deixar passar essa data sem nada”.

O bispo lembra que o mundo, e também a Igreja, estão aprendendo a utilizar ao máximo a tecnologia, principalmente na transmissão de eventos. “Vai ser uma experiência interessante. Embora os homens não estejam presentes fisicamente em Aparecida, poderão participar desta romaria”.

Os efeitos da pandemia no Movimento

A pandemia causou muitos impactos e situações inesperadas. Sobre os impactos, Dom Gil exemplifica situações negativas e positivas. O principal impacto negativo é que os homens não puderam se organizar para rezarem em grupos.

“Há grupos de 400, 500 e até de 1000 homens que rezavam o terço juntos toda a semana. Com a pandemia, isso não foi possível”, comenta. O arcebispo recorda os membros do movimento que não têm acesso à internet e consecutivamente aos grupos do movimento que vêm se formando nela.

Terço dos Homens cresce no Brasil

Pelos meios de comunicação, o Terço dos Homens cresce no Brasil. Isso, de acordo com Dom Gil, tem relação com o surgimento e aumento dos grupos para oração virtual. “Cada vez mais está crescendo os grupos de homens que rezam o terço de maneira virtual”.

Leia também
.: Grupos de oração se reúnem de forma criativa para superar a pandemia

“Interessante que o número de pessoas que pertencem ao Terço dos Homens não diminuiu. Em alguns locais, recebi relatos de que até aumentou. Conseguiram adeptos do terço virtual”, explica o presbítero referencial do movimento.

Membros do Terço dos Homens

O policial aposentado, Carlos Elaerte /Foto: Divulgação – Paróquia Nossa Senhora da Conceição

O policial aposentado Carlos Elaerte da Silva Fialho e o assistente administrativo Sebastião Carlos Ramos de Moura são membros do movimento. Carlos participa do Terço dos Homens na cidade de Silveiras (SP). Já Sebastião faz parte do grupo de Itaguaí (RJ).

Oração capaz de mudar vidas

A romaria virtual, para Carlos, foi uma maneira encontrada para reunir os membros do movimento de forma segura e eficaz. O policial aposentado, que é membro do Terço dos Homens desde 2013, confirma que a covid-19 interferiu não somente na romaria, mas também nas atividades do terço.

“Desde março não tivemos mais como nos reunir para a oração do terço”, relata. Carlos conta que a situação é enfrentada com tristeza, já que o movimento gera muitos frutos de conversão e vida nova. “Eu mesmo não frequentava a Igreja. Através do convite de um amigo para criarmos o Terço dos Homens fui tocado”.

“Fui profundamente tocado pelo poder da oração do santo terço. Tudo em minha vida mudou para melhor” – Carlos Elaerte da Silva, membro do Terço dos Homens

Em Silveiras, o policial aposentado comenta que o grupo já chegou a reunir 120 homens. Para Carlos, agora, mais do que nunca, os homens devem rezar pedindo pelo fim da pandemia.

Aprendendo a rezar bem o terço

“A oração do terço tem o valor incomparável em qualquer lugar”. É o que afirma Sebastião sobre a romaria. Ao comentar sobre a situação atual do movimento em Itaguaí, o assistente administrativo revela que as orações têm sido feitas individualmente. “Estamos cada um em sua casa, rezando”.

Sebastião recorda o pedido do Papa Francisco para que os fiéis peçam a Deus e a Nossa Senhora por suas intenções. “O terço é para pedir à nossa Mãe, Nossa Senhora, para que interceda por nós. A Deus, pedimos misericórdia diante do sofrimento do seu povo”.

A popularização do movimento

À frente do Terço dos Homens há 11 anos, o arcebispo de Juiz de Fora conta que a difusão do movimento acontece por meio de um convite. “Um homem convida outro para participar do seu grupo e assim vai crescendo. Fora as divulgações nas redes sociais e na televisão. Mas penso que a força maior do crescimento é o próprio homem que se torna missionário”.

O movimento é importante para a Igreja, pois o terço carrega uma devoção interessante, explica o presbítero. “Os últimos papas, desde Leão XIII, todos têm escrito encíclicas e mensagens a respeito do rosário”, constata.

Devoção antiga e sempre querida

“O terço é da Igreja. É um método importante aceito pela comunidade e abençoado por Deus. Uma devoção antiga que permanece sempre querida e desejada”, constatou Dom Gil.

“O terço é uma devoção importante, pois é uma oração fácil de ser feita e ao mesmo tempo profunda, pois se medita pontos importantes da vida de Jesus. Desde a infância, vida pública, morte e ressurreição. Todos oriundos da bíblia” – Dom Gil Antônio

Dom Gil reforça que toda oração tem muito valor em todo o tempo. “Em tempos difíceis, a oração tem um valor maior ainda porque precisamos da proteção e ajuda de Deus para vencermos desafios da época atual. O desafio da doença, da pobreza. É um momento importante para rezarmos”.

“A oração faz com que sejamos mais caridosos, mais solidários, nos proporciona o amor ao próximo, o amor a Deus.  Quando rezamos a Deus, temos comunhão com Deus, naturalmente temos comunhão com o próximo. São tempos importantes da vida espiritual. Tempo de confiar em Deus, de rezar a ele pedindo luz para tratar os problemas. Nos ajudará na perseverança para não desanimarmos”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo