24/01

Igreja celebra São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas

São Francisco de Sales é padroeiro dos jornalistas e também da Família Salesiana, tendo inspirado Dom Bosco

Da Redação

Neste dia 24 de janeiro, a Igreja celebra o dia de São Francisco de Sales, patrono da Família Salesiana e dos jornalistas. O santo nasceu em 1567, no Castelo de Sales, na Sabóia, na região francesa de Ródano- Alpes. Neste dia, é tradicionalmente publicada a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

São Francisco era de uma família nobre e numerosa. Em sua juventude, sentia que devia estar por inteiro a serviço de Deus e da Igreja. Foi bispo de Genebra e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos. E também dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza.

Francisco viveu apenas 56 anos, e este tempo foi suficiente para construir um caminho de história de devoção e serventia aos projetos de Deus. Esta memória se mantém viva quase 400 anos após sua morte.

Reconhecido por sua humildade e modéstia no tratamento com as pessoas e habilidade com as palavras, ele foi fonte de inspiração para Dom Bosco, que o escolheu para dar nome à sua Congregação.

O Papa Pio XI foi quem declarou São Francisco de Sales padroeiro dos jornalistas e escritores católicos. Ao lidar com os católicos que foram para os calvinistas, Francisco usou de folhetos e todos os meios possíveis para, naquela época, conscientizar sobre a doutrina, isto através de encontros, diálogos, palestras e muito testemunho. 

Escritos do santo

Publicou o livro “Introdução à vida devota”. Também escreveu o “ Tratado do Amor de Deus” onde desenvolveu o lema: “A medida do amor é amá-lo sem medida”. Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade.

São Francisco de Sales deixou seu legado dizendo que a devoção e a santidade são para todos. A santidade, ensinou, deve estar nos exércitos, nas salas dos príncipes, nas casas das famílias e na tenda do operário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo