EMERGÊNCIA HUMANITÁRIA

"Situação em Gaza é intolerável", afirma Patriarca Pizzaballa

Em entrevista a um canal de tevê italiano, o Patriarca Latino de Jerusalém afirma que “todos devem fazer todo o possível para acabar com esta situação”

Da redação, com Vatican News

Cardeal Pierbattista Pizzaballa / Foto: Mohamad Torokman – Reuters

Foi desta maneira que o cardeal Gianbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, descreveu a situação em Gaza numa recente entrevista à estação de televisão italiana TV2000. “Sempre tivemos muitos problemas de todos os tipos”, continuou, “e até a situação econômico-financeira sempre foi muito frágil, mas nunca houve fome antes”.

“Todos — comunidades religiosas, políticas e sociais”, disse o Cardeal Pizzaballa, “devem fazer todo o possível para pôr fim a esta situação”.

A ausência dos Estados Unidos

“A fraqueza dos Estados Unidos”, enfatizou o Patriarca, “cria um grande dilema, porque até agora sempre houve alguém para colocar as coisas em ordem. Agora não há ninguém que interprete este papel, e temos que fazer isso por nós mesmos. Não sei se, como e quando isso será possível”.

Páscoa em tempos de guerra

Falando dias antes do início da Semana Santa, o Cardeal Pizzaballa garantiu que serão concedidas licenças aos cristãos que vivem nos territórios palestinos para que sejam permitidos visitar Jerusalém para as liturgias.

“Conseguiremos as licenças”, disse ele. “Insistimos, dizendo que, como eles deram licenças aos muçulmanos para o Ramadã, também deveriam dá-las aos cristãos para a Páscoa. Mesmo que os números sejam menores, teremos vários milhares de licenças tanto para o Domingo de Ramos quanto para a Páscoa.”

“Será uma Páscoa difícil”, concluiu o cardeal Pizzaballa. “Penso na solidão de Jesus no Getsêmani, que agora é compartilhada por todos nós”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo