Papa deu as boas vindas aos bispos que participam da assembleia sinodal após assinatura de acordo provisório entre China e Santa Sé
Da Redação, com informações do Vatican News
Pela primeira vez, bispos da China estão participando do Sínodo dos Bispos no Vaticano. Nesta quarta-feira, 3, na Missa de abertura do evento, Papa Francisco deu as boas vindas a esses irmãos no episcopado.
“Hoje, pela primeira vez, estão conosco também dois irmãos Bispos da China continental, a quem damos as nossas calorosas boas-vindas. Graças à sua presença, é ainda mais visível a comunhão de todo o Episcopado com o Sucessor de Pedro”, disse o Papa na homilia.
Os dois padres sinodais provenientes da China são Dom Giuseppe Guo Jincai e Dom João Batista Yang Xiaoting. Dom Jincai é bispo de Chengde, da província de Hebei, nasceu em 27 de fevereiro de 1968, foi ordenado bispo em 2010 e estudou Lyon. Enquanto que Dom Xiaoting é bispo de Yan’na, da província de Shaanxi, nasceu em 9 de abril de 1964 e foi ordenado bispo em 2010; fez doutorado em Teologia em Roma em 1999.
A participação dos bispos chineses na assembleia sinodal é inédita e acontece após o recente acordo provisório firmado entre a Santa Sé e a República Popular da China. O acordo assinado em 22 de setembro, em Pequim, já após algum tempo de contato, diz respeito à nomeação dos bispos e espera poder contribuir para a vida da Igreja na China, para o bem estar dos chineses e para a paz no mundo.
Após o anúncio do acordo, o Vaticano também publicou uma mensagem do Papa Francisco aos Católicos chineses e à Igreja universal. A mensagem procura explicar o significado do Acordo e expressa as esperanças do Papa para o futuro da Igreja na China.