Animação no Brasil

Sínodo 2023: no Brasil, equipe organiza live sobre etapa diocesana

Equipe de Animação do Sínodo no Brasil teve reunião on-line para encaminhamentos e organização de uma live sobre a fase diocesana

Da Redação, com CNBB

reunião on-line da equipe de animação no brasil sobre o sínodo 2023

Equipe de Animação do Sínodo no Brasil em reunião on-line / Foto: CNBB

A Equipe de Animação do Sínodo no Brasil está organizando uma live para o próximo dia 14 de outubro para discutir e refletir sobre as etapas diocesanas do Sínodo dos Bispos 2023. A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos será aberta agora em outubro com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Leia também
.: Momento de reflexão e Missa com o Papa marcarão abertura do Sínodo

A live “Por uma Igreja Sinodal” será das 19h30 às 20h45 com transmissão pelas redes oficiais da CNBB (Youtube e Facebook). “A live é fundamental e terá o objetivo de formar e capacitar os coordenadores e animadores nas diversas dioceses para que possam conduzir o processo de escuta sinodal em cada uma das Igrejas Particulares”, afirmou o padre Julio César Resende, membro da equipe.

A iniciativa da live foi definida em reunião da equipe de Animação nesta quarta-feira, 6. Foi um encontro on-line destinado a dar encaminhamento a propostas que ajudarão a entender a que se propõe o Sínodo de 2023. A equipe de Animação é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e composta por clérigos, leigos e leigas, religiosos e religiosas, além de pessoas de várias regiões do país.

Leia também
.: Padre comenta tema e preparativos para o Sínodo 2023

Na primeira parte da reunião, os membros retomaram os documentos oferecidos pela Secretaria Geral do Sínodo, como o Instrumentum Laboris e o Vade-Mécum. A proposta, segundo o padre Júlio César, foi a de revisar os pontos principais que os textos abordam. “Como utilizar esses documentos de forma mais frutuosa na capacitação das dioceses e também, a partir deles, como nortear o trabalho dessa Comissão para animar”, explicou.

Sínodo dos Bispos

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial universal.

A Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal. “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo