Solidariedade

Shalom promove ações solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres

Tendo em vista o Dia Mundial do Pobre, a Comunidade Shalom realiza nesta semana ações solidárias para ajudar a quem mais precisa

Da Redação, com Comunidade Shalom

Exemplo de uma das iniciativas solidárias / Foto: Divulgação

Para levar apoio aos mais necessitados da região metropolitana de Fortaleza, a Comunidade Católica Shalom realiza ações solidárias pelo Dia Mundial dos Pobres. A data instituída pelo Papa Francisco no calendário da Igreja Católica será celebrada neste domingo, 13. Trata-se de uma semana com diversas ações voltadas ao público carente na Região Metropolitana que começou ontem, 8, e vai até domingo.

Com o intuito de acolher e evangelizar a população em situação de vulnerabilidade, o evento terá atendimento médico, psicológico e jurídico, distribuição de kits de higiene pessoal e refeições, banho, corte de cabelo, manicure e pedicure, design de sobrancelha, atividades de ação social, além de oração, confissão, aconselhamento e a Santa Missa.

A ação acontece em 14 locais da região, sendo eles: Casa São Francisco, Casa Ronaldo Pereira, Casa São Pedro, Casa Santa Maria Madalena e nos Centro de Evangelização São João Paulo II, Padre Pio, Mondubim, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Cristo Redentor, Eusébio, Maracanaú, Maranguape e Pacajus.

As atividades acontecem mediante a programação de cada unidade, tendo como base a mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres, cujo tema é “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós”, passagem do livro de Coríntios da Bíblia.

Resposta solidária à situação da Grande Fortaleza

A Comunidade Shalom pretende dar uma resposta de apoio aos mais necessitados, considerando os grandes desafios da região de Fortaleza. São cerca de 1,5 milhão de pessoas em situação de pobreza ou pobreza extrema nesta localidade em 2022, segundo dados do Observatório Metrópoles.

Os projetos da Comunidade e as ações da semana do pobre pretendem ir além de uma assistência material, mas tocar no ser humano por inteiro, promovendo a dignidade aliada aos valores de “amar, socorrer e evangelizar”.
O projeto Shalom Amigo dos Pobres, que trabalha durante todo o ano com ações de assistência apostólica e promoção humana, já distribuiu mais de 110 mil refeições, realizou 23.564 banhos e prestou mais de 9 mil atendimentos de saúde.

De acordo com uma das organizadoras do Dia do Pobre, a missionária da Comunidade Shalom e organizadora da ação, Edionê Santos, a expectativa para este ano é de ampliar e intensificar o atendimento que já acontece no cotidiano das casas. Serão mais de 200 voluntários e 100 profissionais que contribuirão com as ações em diversos bairros de Fortaleza ao longo da semana.

“Nossa missão é de socorrer a população mais carente da Região Metropolitana de Fortaleza, sem esquecer o objetivo de evangelizar o povo que Deus nos confiou. Convidamos a todos os cristãos a viverem esse movimento em unidade com o Papa Francisco e com o coração grato a Deus porque é Ele mesmo que nos faz amigos dos pobres”, afirma a missionária da Comunidade Shalom.

Comunidade Shalom / Foto: Divulgação

Shalom Amigo dos Pobres

Em 2020, a Comunidade Católica Shalom iniciou o Projeto “Shalom Amigo dos Pobres” no contexto da pandemia. O objetivo foi amparar, alimentar e oferecer apoio espiritual às pessoas em situação de rua que ficaram sem nenhuma assistência. Apesar da reabertura do comércio, a iniciativa reforça mais uma vez a necessidade de novas doações e voluntários.

O projeto, sustentado por parcerias com empresas e doações, precisa de donativos e de recursos financeiros. As formas de doação e os pontos de entrega estão disponíveis no site do Shalom Amigo dos Pobres (amigodospobres.org). O projeto está sempre em busca de doações de alimentos, roupas, produtos de higiene em geral e pessoal, além de cobertores, toalhas, máscaras, luvas e medicações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo