Civilização do amor

Seminário on-line e gratuito discutirá juventude e solidariedade

Evento é promovido pela Comissão da CNBB para a Juventude e convida os jovens a refletir sobre juventude e solidariedade 

Da Redação, com Jovens Conectados

Cartaz de divulgação

“Florescer a civilização do amor” é o tema de um seminário que será realizado nos dias 3 e 4 de julho de forma on-line e gratuita. O evento sobre juventude e solidariedade busca sensibilizar jovens do Brasil para ações concretas e fazer florescer a civilização do amor.

A promoção é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A transmissão será ao vivo pelo canal do Jovens Conectados no YouTube. No dia 3, o encontro começa às 14h30, já no dia 4, às 16h. As inscrições podem ser feitas neste link

O tema do encontro vem do discurso de despedida do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, o Papa disse aos jovens: “A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho”.

Outros temas

A Economia de Francisco é outro tema de base para o encontro, junto a outros três. Trata-se de um movimento idealizado pelo Santo Padre e que traz uma proposta de um novo modo de viver as relações de trabalho, lucro e consumo.

Também estão na base o tema da Juventude em Saída e de duas encíclicas do Papa Francisco: “Fratelli tutti” e “Laudato si’”.

Para o presidente da Comissão, Dom Nelson Francelino Ferreira, Bispo de Valença (RJ), é necessário que a juventude enfrente com coragem a imposição subjetiva e individual do protagonismo juvenil de que o mundo necessita.

“A minha grande frustração nesses tempos é ver uma juventude que não sabe se posicionar com objetividade diante da ditadura de um relativismo estrutural num tempo de polarizações irracionais. Gostaria muito de ver a juventude sendo protagonista de um paradigma que reprovasse essas polarizações culturais, sendo agentes de uma terceira via, alicerçada nos valores revelados por Jesus Cristo: uma juventude apaixonada pela Verdade, pela justiça, pela fé”, exorta o bispo.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo